Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Jornal do Bolsão | 07/11/2013 12h19

Saúde apresenta prestação de contas em audiência pública

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde promoveu no último dia 30, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para prestação de contas dos serviços prestados e recursos dispêndios no segundo quadrimestre de 2013.

Segundo dados apresentados, a abrangência da Rede Básica de Saúde no município é de 78,56%. Em 2013, de janeiro a agosto, foram realizados 123.036 atendimentos e os principais procedimentos são: atendimento médico, atendimento de enfermagem, dentista, consulta de pré-natal, atendimentos aos hipertensos, coleta de preventivos, curativos, inalação e administração de medicamento. Somente no Pronto Socorro, por exemplo, o segundo trimestre registrou 84.331 procedimentos realizados.

Outro serviço essencial é o transporte de pacientes para tratamento em outros municípios. Foram contabilizados no segundo quadrimestre 5.869 pacientes transportados, 1.152 viagens realizadas e 468.230 quilômetros percorridos. Contabilizando com manutenção de frotas, abastecimento, despesa com transporte de pacientes (diárias de motorista, abastecimento de frota em outras cidades) e folha de pagamento, foram gastos R$ 790.767,40.

O número de medicamentos disponibilizados pela farmácia da Secretaria Municipal de Saúde de janeiro a agosto foi de 611.312 medicamentos. De janeiro a agosto foram realizadas 57.487 consultas; 12.228 radiografias; 27.623 exames laboratoriais; dispensados 611.312 medicamentos.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Antônio Caron, é necessário prestar contas para a municipalidade, aos órgãos e entidades responsáveis pelo controle social e externo. O secretário foi quem apresentou os dados e explicou que o controle social compreende o Conselho Municipal de Saúde e, o controle externo atende a Câmara de Vereadores e Promotoria.

O prefeito Robinho Samara participou da audiência e destacou a necessidade da apresentação dos dados. “Essa é uma forma de transparecer os serviços da gestão pública municipal. Não podemos brincar com os cofres públicos e por isso estamos sempre dispostos a prestar contas”, disse.

Haverá uma segunda audiência no dia 8 de novembro, às 19h (BR), no Centro Pedagógico e Cultural Agrício José Tolentino e tratará sobre o relacionamento do município com a Santa Casa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS