Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 22/10/2018 15h38

Saúde divulgou balanço da Carreta de Amor

Compartilhe:

Balanço divulgado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que os atendimentos da Carreta de Amor – Nova Andradina, realizados no dia 15 e 16 de setembro, atingiram um número bastante expressivo. Ao todo, foram feitos 164 exames em Aparecida do Taboado.

Os atendimentos, além de terem feito parte da comemoração do aniversário da cidade também faziam parte do cronograma antecipado da campanha “Outubro Rosa”. Durante a permanência da Carreta de Amor foram realizados exames de mamografias e preventivo. Monique Tabata da Silva, coordenadora da Carreta, destacou que a parceria entre Prefeitura e a Fundação Pio XII só é possível quando o Poder Executivo demonstra interesse. “Aparecida do Taboado é um município que sempre está preocupado com os seus munícipes, a nossa parceria depende exclusivamente do interesse demonstrado pelo prefeito e equipe”, destacou ela.

Foram 72 mamografias realizadas em mulheres de 40 a 69 anos e 92 preventivos em mulheres de 25 a 64 anos. “Esses exames foram importantes para o município. A Prefeitura já realiza mensalmente 100 mamografias e 100 preventivos. Durante esse mês comemorativo da campanha Outubro Rosa, as unidades ainda oferecem orientações sobre prevenção e riscos de doenças como câncer do colo do útero”, explicou Cintia Lalluci, coordenadora da Atenção Básica de Aparecida do Taboado.

O prefeito Robinho Samara, a primeira-dama, Lucilene Tábuas Carrasco, o presidente da Câmara de Vereadores, Alaor Bernardes, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanharam os atendimentos da Carreta. Todos foram convidados para conhecer os aparelhos utilizados para os exames, reconhecendo sua tecnologia e higiene.

Os resultados dos exames chegam entre 30 a 45 dias. Em casos suspeitos detectados, os exames são adiantados e a paciente recebe orientações em sua Unidade de Saúde para iniciar o tratamento o mais rápido possível, tendo total apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Isléia Nonis, ressaltou a importância do auto exame de mama. “Estamos atuando com educação continuada, ensinando e propagando a importância do cuidado com a saúde da mulher. Mesmo com esse mês voltado à saúde da mulher as unidades de saúde continuam com os atendimentos e procedimentos de rotina. Prevenir é melhor do que remediar, procure sua unidade de saúde”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS