Aparecida do Taboado | Da redação/ com Assessoria Prefeitura | 14/06/2016 15h53

Saúde e Educação implantam projeto “Educanvisa” na escola João Chama

Compartilhe:

Desenvolvido com parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto “Educanvisa” foi implantado na Escola Municipal João Chama. A abertura ocorreu na manhã da última quarta-feira.

Com o tema “Educação e Vigilância Sanitária unidos pela saúde da comunidade”, os alunos puderam, através de palestras, conhecer o Educanvisa, projeto educativo da Anvisa cujo objetivo é capacitar professores e profissionais da educação para atuarem junto com os profissionais da Vigilância Sanitária na promoção do uso adequado de medicamentos e de outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, alertando sobre os riscos e cuidados no consumo destes produtos.

Os engenheiros agrônomos, Roberto de Castro Souto e Wilson Ferreira Junior, ministraram para as crianças uma palestra sobre agrotóxicos e os perigos nos manuseios, utilizando uma linguagem apropriada para explicar para as crianças os riscos que os resíduos podem causar para a saúde. Na palestra, os engenheiros falaram da importância da alimentação orgânica.

Com cartazes explicativos no mural da escola, foram apresentados os temas propostas desenvolvidos em sala de aula com os alunos, sendo “saúde e educação: direito de todos”, “Vigilância Sanitária”, “Medicamentos e o seu uso racional”, “alimentação saudável”, e “propaganda e consumo”.

A escola recebeu materiais didáticos para apoiar as atividades em sala de aula, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos temas trabalhados e ajudar o professor no desenvolvimento do projeto. Na ocasião, estiveram presentes: o secretário de Saúde, Luciano Silva; secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; equipe da Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitária.

Os secretários falaram sobre a parceria de suas pastas e ressaltaram que a educação é a melhor maneira de conscientizar os cidadãos sobre as prevenções de saúde.

O projeto, conforme explicou Adilson Valentim de Freitas, coordenador da Vigilância Sanitária de Aparecida do Taboado, visa romper a visão popular tradicional de que Vigilância Sanitária é apenas o controle de higiene em bares e restaurantes. “Nós procuramos promover, por intermédio de atividades preventivas, a saúde da população, democratizando informações sobre danos, riscos, legislação, dentre outras”, explicou.

Os ciclos de capacitações ocorrem de dois em dois anos. A capacitação serve para formar multiplicadores dos temas junto aos professores da escola do ensino básico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS