Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 11/04/2015 18h54

Saúde intensifica trabalhos de controle à dengue

Compartilhe:

A partir desta semana, com autorização da Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenação Estadual de Controle de Vetores, o departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, chefiado por Ismael Côgo, iniciou trabalhos com equipamento pesado de aspersão de inseticidas. O veículo UBV (Ultra Baixo Volume) Nebulisador Aerosol a Frio Veicular (Leco) estará sendo utilizado no combate ao vetor transmissor da Dengue e da febre Chikungunya, o mosquito Aedes Aegypti.

É importante observar que este equipamento só pode ser utilizado em último caso, em situações pré-epidêmicas ou de epidemia de dengue, pois ele realiza a aspersão de uma grande quantidade de inseticida no ar, podendo causar impacto ambiental, haja vista que o inseticida não elimina apenas o mosquito transmissor da dengue, elimina também outros insetos (como abelhas, por exemplo) e até mesmo filhotes de pequenos animais, como pássaros. "A utilização improvisada de equipamentos agrícolas como a Leco, por exemplo, sem especificação ou regulagem correta, pode não gerar os resultados esperados ou aumentar a resistência do mosquito aos pesticidas; além de provocar desperdício de produtos na natureza, gerando problemas ambientais", explicou o secretário de Saúde, Luciano Silva.

Como o município de Aparecida do Taboado na semana epidêmica número 13 (encerrada em 04/04/2015) encontrava-se com 120 (cento e vinte) notificações de dengue, para as quais 34 (trinta e quatro) foram confirmadas, houve autorização da Secretaria de Estado de Saúde para que o município utilize o Nebulisador Veicular.

O trabalho será realizado em cinco ciclos de aplicação, considerando as regiões que têm apresentado maior número de notificações. Desta maneira, serão realizados quatro ciclos em cada região com intervalo de três dias entre uma aplicação e a outra, e a 5ª quinta e última aplicação será realizada na cidade toda.

As regiões mapeadas para aplicação são as seguintes: 1 – Área central um e dois, estendendo para parte do Jardim Primavera; 2 – Vila Barbosa com extensão para a Chácara Boa Vista; 3 – Vila Pereira com abrangência de setores da São Gerônimo; 4 –  Jardim do Lago. “Reforçando que ao final das quatro primeiras aplicações, será feita uma aspersão na cidade toda, completando assim os cinco ciclos de aplicação”, enfatizou Luciano.

O secretário de Saúde explicou que as aplicações serão realizadas sempre pela madrugada e no final da tarde, inclusive nos finais de semana, haja vista que nesses horários geralmente não há incidência de ventos, situação que exclui a possibilidade de aplicação do inseticida através do equipamento Leco. Nesse sentido, pede-se aos moradores que ao observar que está sendo realizada nebulização próxima a sua residência abram as portas e janelas do imóvel, para que haja mais eficácia no inseticida aplicado.

Destaca-se por parte do Secretário de Saúde o importante trabalho realizado pelo Controle Municipal de Endemias que não tem medido esforços no sentido de realizar o seu trabalho na tentativa de contenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Esses profissionais, os agentes de endemias de nosso município merecem destaque especial por sua dedicação e seriedade na condução de seu trabalho, nunca mediram esforços e ultimamente têm trabalhado de maneira incessante para conter o avanço da dengue em nosso município. No feriado prolongado de Páscoa, enquanto os demais funcionários públicos descansavam, eles atuaram tanto na quinta, quanto na sexta-feira com as UBV´s costais. Agora com o equipamento de Nebulização Pesado, estão iniciando os trabalhos de madrugada e encerrando ao anoitecer, de segunda a domingo, a eles nosso reconhecimento e congratulações. Peço, porém, que a população faça a sua parte. O agente de endemias não é alguém que vai até nossas residências para limpar o nosso quintal, é sim um fiscal que vai até nossas residências para averiguar se estamos cumprindo a nossa obrigação de manter nossos quintais limpos e livres de criadouros do mosquito”, afirmou Luciano Silva.

Atualmente o município tem um óbito suspeito de ter sido ocasionado por dengue hemorrágica, para o qual ainda não é possível afirmar se, de fato, a dengue foi a “causa mortis” de um morador da região central, que veio a falecer na cidade de São José do Rio Preto – SP, haja vista que os exames confirmatórios encaminhados pela unidade hospitalar que o paciente foi atendido foram enviados ao Instituto Adolfo Lutz. “Somente após o retorno com o resultado da análise laboratorial é que poderemos confirmar se a causa foi, de fato, dengue hemorrágica. Nesse sentido, alertamos mais uma vez a população para procurar a unidade de Saúde mais próxima ao surgirem os primeiros sintomas da doença”, orientou Luciano.quido.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS