Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 11/04/2023 08h25

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de síndromes respiratórias

Compartilhe:

Considerando o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado) em crianças e adolescentes no Brasil (Relatório InfoGripe - 27/03/2023), a Secretaria Municipal de Saúde alerta quanto à circulação intensificada de vírus respiratórios - período de sazonalidade - nos meses mais frios do ano no país: abril, maio, junho e julho.

Conforme destacou a secretária Daiane Pupin, nos meses de fevereiro e março deste ano houve aumento considerável no número de casos de SRAG em crianças e adolescentes em todo o país, tendo hospitais da Capital e outros municípios do Estado, inclusive, decretado estado de emergência.

Daiane orienta a população aparecidense a manter cuidados preventivos e de higiene pessoal, bem como o calendário de vacinação em dia para evitar a proliferação do vírus.

A secretária ainda reforçou a importância de redobrar os cuidados com crianças e bebês, evitando a circulação em locais com aglomeração de pessoas. “Você que é mãe de bebês abaixo de 6 meses, principalmente, não é hora de passear, nem ficar recebendo visitas. É preciso evitar sair com crianças. De fato estamos vivendo uma epidemia no Estado, onde já tivemos óbitos e são vários tipos de vírus, que está fazendo lotar os hospitais. É hora de redobrar os cuidados”, disse.

Dos 791 casos de SRAG na faixa etária de 0-9 anos, residentes do Mato Grosso do Sul, nas Semanas Epidemiológicas 01 a 12, em 155 casos não foi possível identificar o agente etiológico e 338 casos ainda se encontram sem encerramento pelos notificadores no sistema oficial. Entretanto, em 298 casos houve detecção de agentes etiológicos, sendo 6 casos de coinfecção.

Conforme o último boletim divulgado pela SESAU, o boletim SE 13, Mato Grosso do Sul registra 1.640 casos notificados de SRAG hospitalizado, dos 44 foram confirmados para Influenza. Desses, 36 são Influenza B (com 3 óbitos) e 8 Influenza A (4 H1N1 e 4 não subtipada). Aparecida do Taboado aparece com 16 notificações e 1 caso confirmado de H1N1.

A vacinação contra a Influenza está ocorrendo em todas as ESFs do Município. Nesta primeira etapa estão sendo vacinados idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuário; forças de segurança e salvamento; forças amadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação ocorre das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Vacine-se!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS