Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 09/09/2022 08h56

Secretaria de Saúde promove panfletagem e alerta para a campanha ‘Setembro Amarelo’

Compartilhe:

“Setembro Amarelo” é uma campanha para mostrar que você é mais forte do que imagina. A campanha, que marca o Dia Mundial de Valorização da Vida - 10 de setembro, tem como objetivo falar sobre os cuidados com a saúde mental e psíquica, pois a maioria das pessoas ainda tem dificuldade em reconhecer que o sofrimento mental é uma doença.

Na manhã desta sexta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante panfletagem no semáforo central e em alguns pontos do comércio local, chamando a atenção da população para a campanha. A ação foi coordenada pela equipe do CAPS I ‘Tião Lapa’.

Também fazem parte da programação (que começou no início do mês) a realização de mesa redonda com os professores de escolas municipais, além de palestras nas ESFs e em algumas indústrias, levando a valorização da vida como tema.

CAMPANHA - Para contribuirmos com a valorização da vida, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. Se você perceber que uma pessoa, por exemplo, está desinteressada (até mesmo das atividades de que gostava), não tem mais a mesma produtividade na escola ou no trabalho, está isolando-se de amigos e parentes, descuidando-se da aparência, não se importa mais com suas atividades diárias, isso pode ser sinais de que aquela pessoa está precisando de ajuda.

O primeiro passo é conversar com essa pessoa, mas aqui fica uma dica importante: deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar. O que devemos lembrar sempre é que não devemos medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais e entender que o que não nos afeta não necessariamente não causa dor e sofrimento no outro.

Em Aparecida do Taboado, pessoas que passam por sofrimento mental e psíquico podem buscar ajuda no CAPS I “Tião Lapa”, situado à Rua Maximino José da Rocha, 3445, Chácara Boa Vista, que também atende pelos telefones: (67) 3565-6147 e pelo WhatsApp: (67) 99622-3724. Você também pode procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde de seu bairro (ESF), no Pronto Socorro (FESAT) e também no Corpo de Bombeiros. Precisamos saber, agir e prevenir. Juntos somos mais fortes!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS