Semana Acadêmica abordou gestão em Educação e Saúde

"/>
Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 28/11/2019 12h01

Semana Acadêmica abordou gestão em Educação e Saúde

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (27), durante a segunda noite da I Semana Acadêmica do Curso de Administração Pública EAD/UEMS (Ensino a Distância/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ofertado em convênio com a CAPES/UAB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Universidade Aberta do Brasil), que tem como mantenedor a Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, foram abordadas as gestões em Educação e Saúde do município, considerados os principais setores de atendimento à população.

Com o tema: “Um novo Olhar para a Administração Pública”, as convidadas da noite foram: a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos e a diretora da FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), Mara Nilza da Silva Adriano.

A secretária de Educação, Margarida, apresentou aos acadêmicos a função da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o número de unidades escolares e creches existentes na cidade, o número de profissionais e número de estudantes atendidos. A gestora ressaltou ainda que o atendimento da rede municipal de ensino evoluiu muito, ofertando ensino de excelente qualidade e profissionais preparados, tanto nas unidades escolares quanto nas creches. Ela também apresentou os recursos investidos pelo Governo Federal e Municipal; as aquisições de veículos para a Educação, principalmente para atender o transporte escolar rural; e a qualidade da merenda nas escolas.

Mara Nilza, por sua vez, agradeceu ao convite feito pela UAB/UEMS e iniciou sua apresentação salientando que a Saúde do Brasil está em dificuldade. “O que temos que entender é que no contexto geral, o País passa por uma situação critica, os Estados como do Rio de Janeiro, Minas Gerais entre outros estão endividados, parcelando os salários seus servidores, e essa situação atinge os municípios, e afeta diretamente a Saúde. O financiamento do Sistema Único de Saúde está defasado”, disse, complementando ainda que “os serviços realizados nos hospitais não são corrigidos, e essa situação se arrasta há anos”.

Ao falar sobre os investimentos em Saúde, a gestora contou que o que se preconiza aos municípios é um investimento de 15%, porém nenhum município investe menos de 21% na Saúde e, mesmo assim, não consegue suprir a demanda. O Estado investe 12% e a União conforme o orçamento anterior e PIB anterior. “O problema do Sistema Único de Saúde é o financiamento, essa é uma reivindicação de Estados e Municípios há anos, desde que o SUS foi criado, desde a Lei Orgânica do SUS e, principalmente, da Lei 8.142, de 1990”.

A lei 8.142 trata das transferências de recursos no interior do SUS. E desde lá se falava na ideia do repasse dos recursos no fundo ao fundo, que seria do Fundo Nacional de Saúde para os fundos estadual e municipal de saúde, de forma automática e global. “Desde 2006, Aparecida do Taboado habilitou para receber recursos da União de forma global, passando a ter a responsabilidade sobre as ações e execuções dos serviços de Saúde, na época isso era chamado de gestão plena. O que significa isso? Significa o município recebe a transferência e usa o recurso mediante o seu planejamento local; vale dizer, o seu plano de saúde, decidido num conselho, ou seja, na sua política de saúde determinada pelas necessidades locais”.

Sobre a transferência, Maria Nilza explicou que passa a ser por blocos, que continuam com a lógica de oferta. “Só se mudou a forma de repasse de acordo com as áreas que mais pressionavam: a média e alta complexidade. Então ficaram os blocos de: Gestão, Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e Média e Alta Complexidade. E, depois criaram o bloco de investimento”, explicou.

A gestora concluiu sua ministração falando que o orçamento da Saúde de Aparecida do Taboado hoje está em torno de R$ 25 milhões, e que o município investe em Saúde quase 28%, acima do índice preconizado, e gasta aproximadamente R$ 1 mil reais com Saúde por habitante/ano. “E o SUS hoje vive um grande problema que é as questões de judicialização, que não atende ao princípio universal e que tem consumido grande parcela do orçamento dos municípios. E o município tem sido condenado a ofertar e custear tratamentos de Saúde que não são de sua responsabilidade. A Justiça ainda não entendeu que o SUS se divide em complexidades e, muitas vezes, deixa de cumprir o que é sua obrigação, uma atenção básica forte e estruturada, ordenadora do cuidado, para custear medicamentos para tratamento de doenças raras de responsabilidade da União”. As atividades da Semana Acadêmica terão continuidade nesta quinta-feira (28), com palestra do Secretário Municipal Planejamento e Finanças, Juner Cesar Pereira da Costa, às 20h (BR). Logo após, por volta das 20h45 (BR), está programada uma palestra da Secretaria de Planejamento, com a Analista de Finanças e Controle do município de Aparecida do Taboado- MS, Divina Aparecida de Freitas Rondom.

Para o dia 29, sexta-feira, a abertura será realizada às 19h (BR), com a palestra do Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Aparecida do Taboado, representante do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Dr. Oscar de Almeida Bessa Filho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS