Aparecida do Taboado | Da redação/com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 25/05/2015 10h04

Unicam/MS ministra palestra sobre DST

Compartilhe:

Representantes da União Comunitária de Mulheres e Associação de Mato Grosso do Sul (Unicam/MS) estiveram em Aparecida do Taboado na sexta-feira, 22, para ministrar palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). A conferência teve como públicos-alvo servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e cidadãos comuns.

Sérgio Carneiro, coordenador do Programa de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, explicou que no município os casos são detectados e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. “A pessoa é orientada. Quanto mais informações a população tiver, menor é o risco e contrair doenças. Esta palestra hoje serve, principalmente, para os agentes de saúde, professores e assistentes sociais, considerados multiplicadores da informação”.

A monitora Maria Rosana Rodrigues P. Gama e a assistente social da Unicam Cleuzenir de Araújo Bento apresentaram a associação para os participantes da conferência. Segundo explicou Maria Rosana, a Unicam é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 2001 e que trabalha em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2003 com o objetivo de orientar a população, principalmente as mulheres, sobre os riscos das DST’s, incentivar o uso de preservativos e cuidados com a prevenção.

Maria Rosana informou que dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 11 foram selecionados para receber a palestra. Aparecida do Taboado é o 8º município atendido. “O que os números mostram é que os índices [de contaminação de DST] não param de crescer. O assunto ainda gera polêmica, porque quase todo mundo faz sexo sem preservativo, mas ninguém assume”, disse a monitora.

Cleuzenir de Araújo ressaltou que não usar camisinha tem como resultados: gravidez na adolescência, jovens com HIV e sífilis. “Enfrentamos muito estas situações. Levantamento feito em Aparecida do Taboado aponta uma quantidade maior de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, maiormente com sífilis”, afirmou.

Janete Santos, presidente do Conselho Municipal de Saúde, representou a Secretaria de Saúde e agradeceu a Unicam/MS por orientar os participantes sobre os riscos e prevenção de doenças.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS