Assistência Social | Departamento de Comunicação | 20/09/2019 10h40

Cras de Paranaíba promove ações de prevenção ao suicídio

Compartilhe:

Com objetivo de promover ações em alusão ao “Setembro Amarelo” às duas unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social), de Paranaíba, em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) vão promover rodas de conversa sobre saúde mental.

Os encontros para debater o tema acontece na quinta-feira (19) às 8h no Cras de Lourdes, na avenida Rio de Janeiro e no Cras América, que fica na avenida Quedú Leal, na terça-feira (24), às 8h.

As ações seguem dia 25 com as gestantes de ambos os Cras e dia 30 com o grupo de idosos e mulheres.

A campanha objetiva refletir e dialogar sobre o assunto, tendo em vista que, de acordo com dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas por ano morrem por suicídio no mundo e um número ainda maior de indivíduos tenta o suicídio, sendo este uma tragédia que impacta famílias, comunidades e países inteiros, com efeitos devastadores sobre as pessoas afetadas.

O mês escolhido para a campanha faz alusão a trágica história de Mike Emme, um jovem americano de 17 anos que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo — daí o nome “Setembro Amarelo”.

O suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas, e embora tenha os transtornos mentais (em especial a depressão e o abuso de álcool) como principais fatores de risco, também pode ser desencadeado por momentos de crise (tais como problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças), enfrentamento de conflitos e violências, perdas e isolamento social.

Além disso, alguns grupos vulneráveis também podem estar mais sujeitos ao suicídio, pela discriminação e violência do qual são vítimas. São esses: refugiados e migrantes; indígenas; lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS