Na lama, estradas atrasam promessas da agricultura brasileira
Cem quilômetros de lama é o que caminhões que levam grãos do Mato Grosso, o maior estado produtor de soja e milho do Brasil, frequentemente enfrentam em suas viagens para o recém-criado corredor de exportação no Norte do país.
Durante o último boom das commodities, as exportações brasileiras eram prejudicadas por gargalos nos portos que resultavam em filas de navios esperando para serem carregados.
Agora, com muitos desses problemas solucionados, outra deficiência ficou mais exposta: o estado ruim das rodovias do país.
Com cerca de 100 dos mais de 1.500 quilômetros do trecho BR-163 entre Cuiabá, em Mato Grosso, e Santarém, no Pará, sem pavimentação, cerca de 40 por cento da capacidade dos portos no Norte e no Nordeste do país ficará ociosa nesta safra em meio a gargalos e atrasos, segundo Kleber Menezes, secretário de Transportes do Pará, onde os novos terminais estão localizados. Isso eleva os custos para todos os envolvidos, de produtores a transportadores e exportadores.
“Quando chove, o trânsito é simplesmente interrompido”, disse Menezes em entrevista por telefone.
Na região atravessada pela BR-163 chove com mais frequência no verão, quando a soja precisa ser transportada dos campos para o porto.
A média mensal de precipitações durante o verão em Itaituba, município que fica no caminho para o porto, é de cerca de 295 milímetros, de acordo com dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Inundações são comuns na região. Em contraste, a média anual do município é de 182 milímetros.
O Brasil é o maior exportador mundial de soja, café, açúcar e suco de laranja, uma superpotência agrícola que concorre com EUA e Europa.
Em alguns aspectos, no entanto, continua sendo um mercado subaproveitado, com muitas fazendas não desenvolvidas e terras aráveis que ainda podem entrar em produção.
Quando a colheita começou a acelerar durante um boom que começou na década de 2000, o problema frequente eram os tempos de espera para as embarcações ancorarem, que aumentou para meses, com filas de até 100 quilômetros de caminhões esperando para serem descarregados.
Esses problemas desapareceram nos últimos dois anos porque a capacidade de embarque aumentou e novos procedimentos aceleraram o tempo de carregamento, especialmente nos principais portos do Sul do país.
Agora, os portos do Norte estão acompanhando o ritmo. Investimentos privados de empresas como Archer-Daniels-Midland e Cargill vão aumentar a capacidade dos portos do Norte e do Nordeste para 42 milhões toneladas nesta safra, segundo Edeon Vaz Ferreira, coordenador do Movimento Pro-Logística da Aprosoja, associação que reúne produtores de soja. A capacidade era de aproximadamente 27 milhões toneladas na safra anterior.
No entanto, os exportadores não poderão tirar o máximo proveito. A falta de um sistema forte de estradas pavimentadas na região provavelmente irá limitar a quantidade de grãos que passará por esses terminais para cerca de 30 milhões de toneladas, disse Ferreira.
“A sonhada saída pelos portos do Norte finalmente se tornou realidade”, disse Ferreira em entrevista por telefone. “Mas nós ainda não podemos usar a capacidade total.”
-
CRAS Maria Felix oferece café da manhã especial de “Dia das Mães”
CRAS Maria Felix oferece café da manhã especial de “Dia das Mães”
-
CEINF Dona Marlene recebe palestra sobre saúde bucal
CEINF Dona Marlene recebe palestra sobre saúde bucal
-
CI avalia projeto que permite voo doméstico por companhia estrangeira
CI avalia projeto que permite voo doméstico por companhia estrangeira
-
Prefeitura reforça obrigatoriedade de construção de calçadas em vias
A obrigatoriedade se dá pela regulamentação da Lei Municipal nº 2.418 de 2009
PARCEIROS
- Sábado, 11 de Maio de 2024
- Geral Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos Com foto Com vídeo
- Geral Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar Com foto Com vídeo
- Geral Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento Com foto Com vídeo
- Geral Confira o passo a passo para servidores ativos regularizarem sua documentação Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura de Brasilândia presta contas referente ao ano de 2023 Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 10 de Maio de 2024
- Geral Famílias atingidas por barragens receberão indenização em dinheiro Com foto Com vídeo
- Geral Escolas estaduais de MS já estão recebendo doações direcionadas ao RS Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms