Brasilândia | Da redação/com JPTL | 08/06/2013 13h05

Akira Otsubo defende federalização da MS-395 entre Brasilândia e Bataguassu

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - A exemplo do trecho entre Três Lagoas e Brasilândia, os 70 quilômetros da MS-395 até Bataguassu deverá passar para a jurisdição do governo federal. Na última quarta-feira, o deputado Akira Otsubo (PMDB-MS) solicitou ao ministro dos Transportes, César Borges, a federalização da MS-395 até o entroncamento com a BR-267.

O ministro sugeriu que o parlamentar apresente um projeto de lei para incluir a estrada no Plano Nacional de Viação (PNV), Lei nº 5.917, de 10 de setembro, de 1973. De acordo com a Lei, o objetivo essencial do PNV é permitir o estabelecimento da infraestrutura de um sistema viário integrado, assim como as bases para planos globais de transporte que atendam, pelo menor custo, às necessidades do país, sob um múltiplo aspecto: econômico, social, político e militar.

De acordo com Otsubo, a “federalização desse trecho da rodovia vai facilitar o acesso a toda a região do Bolsão do Estado, margeando o rio Paraná, e também vai possibilitar o escoamento da produção industrial de Mato Grosso do Sul. Por isso, na próxima semana, vou apresentar o projeto de lei na Câmara”.

A proposta é transferir do governo do Estado para a União a responsabilidade pela manutenção de cerca de 70 quilômetros de rodovia, do município sul-mato-grossense de Brasilândia até o entroncamento com a BR-267, em Bataguassu, incorporando esse trecho à BR-158. Hoje, a BR cruza o Estado passando pelos municípios de Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas e Brasilândia, quando entra no estado de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS