Brasilândia | Com Comunicação Brasilândia | 18/01/2018 09h16

ASSOBRAA começa recolhimento de óleo de cozinha usado

Compartilhe:

A Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (ASSOBRAA) divulgou na última semana um comunicado a toda população. O texto assinado pelo presidente da entidade, Ivan Sebastião, reforça a importância da prática da coleta seletiva feita há quinze anos em Brasilândia, bem como informa uma novidade: a coleta de óleo de cozinha usado. A Prefeitura de Brasilândia auxilia no empréstimo de um caminhão para fazer a coleta.

 

A ação tem como objetivo evitar o descarte do óleo de cozinha de modo incorreto, podendo contaminar o lençol freático. Para a coleta, será necessário armazenar o óleo numa garrafa PET e de preferência bem vedada. Os catadores de materiais recicláveis recolherão o óleo como outros objetos recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro.

 

DIAS DE COLETA

 

A coleta passa pelo menos uma vez por semana em cada bairro da Cidade. Na segunda-feira: Centro (da Rua Jeremias Borges até a Rua COTERP), Jardim Mão Amiga, Jardim Brasília, Valle Verde, Jardim Imperial e Jardim Camargo. Na terça-feira: Centro (da Rua COTERP até a Rua Clóvis Cordeiro) e Thomaz de Almeida (COHAB). Na quarta-feira: Centro (da rua Clóvis Cordeiro até a Rua da Aviação), Parque Akira Otsubo, João de Abreu e Oiti e na quinta-feira: José Rodrigues da Silva, João Paulo da Silva, José Inácio Batista e Jardim Primavera.

 

MATERIAIS DE COLETA

 

O material recolhido pela equipe deve ser colocado em um saco ou sacola e não há necessidade de separar, desde que sejam alguns dos objetivos descritos abaixo.

 

PAPEL: revistas, jornais, cadernos, listas telefônicas, caixas de papel e papelão e embalagens.

VIDRO: garrafas em geral, frascos, embalagens de perfume, produtos de higiene e limpeza, copos e cacos (embrulhados em jornal)

PLÁSTICO: garrafas de água e refrigerante (PET), sacos, tubos, brinquedos, baldes, embalagens plásticas de produto de limpeza e higiene.

METAL: latas de bebida ou de alimentos em conserva, bacias, baldes de alumínio, panelas, objetos de ferro, bronze, alumínio, aço, cobre e latão.

 

SOBRE A ASSOBRA

 

A Assobra é formada por catadores e catadoras de materiais recicláveis da cidade de Brasilândia, fundada em 2003 e tem por objetivo em contribuir na melhoria ambiental da cidade e do planeta.

 

A equipe encaminha para reciclagem cerca de 15 toneladas de materiais mensalmente, evitando assim que seja descartado no lixão da cidade, diminuindo os gastos públicos com a gestão destes resíduos.

 

Atualmente a ASSOBRAA gera trabalho e renda para 10 pessoas que garantem seu sustento unicamente com a venda do material recolhido nas residências, comércio e empresas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS