Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 28/02/2014 17h11

Brasilândia inclui peixe, mel e mais três alimentos na merenda escolar

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - O Governo Municipal de Brasilândia (MS), por meio da Secretaria de Educação, incluiu cinco novos alimentos na merenda escolar, neste ano: aveia em flocos, mel, peixe, pera e vagem. A nutricionista da Rede Municipal de Educação, Andréa Rocha, afirma que a merenda escolar é fundamental, pois pode influenciar no desempenho do aluno.

“A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem ao crescimento, tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social”, explicou a nutricionista.

merenda escolar é um direito do estudante. O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. “Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares”, destacou Andréa Rocha.

Com exceção de frutas, legumes e verduras, os alimentos servidos na merenda escolar passam por um teste de aceitabilidade com os alunos, que é monitorado pela nutricionista.

CARDÁPIO - O cardápio dos escolares conta com uma variedade de alimentos e a nutricionista explica as funções de cada grupo.

Carboidratos (arroz, macarrão, pão, batata) “alimentos importantes, pois geram energia ao organismo”. Legumes e verduras (cenoura, chuchu, alface, almeirão, couve, abóbora) “ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo”.

Frutas (laranja, banana, maçã, mamão) “são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural”.

“Carnes, ovos e leguminosas, como o feijão, são os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro”, finalizou a nutricionista Andréa Rocha.

NOVIDADE - Além do peixe, que será servido a cada 15 dias, a Secretaria Municipal de Educação também oferecerá mel na merenda escolar. A nutricionista explicou que o mel será servido em sachês de oito gramas, uma vez por semana.

“Natural e completo, o mel é riquíssimo em elementos nutritivos. De acordo com a Organização Municipal de Saúde, o alimento tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas). O mel de abelha vem para enriquecer a merenda escolar em Brasilândia”, disse Andréa Rocha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS