Brasilândia | Da redação/com JPTL | 04/09/2013 12h57

Brasilândia participa de Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Por determinação do prefeito Jorge Diogo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agronegócios, Turismo e Meio Ambiente, por meio do secretário João Luiz Almeida Rosa, participou, nos dias 30 e 31 de agosto, em Campo Grande, da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Participaram do evento, os delegados dos Territórios Rurais, sendo priorizadas 48 propostas, que serão levadas a Brasília no mês de outubro na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a qual terá o objetivo de construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, “a importância da agricultura familiar nos dias de hoje se deve ao fato dela representar 33% do valor bruto da produção agropecuária e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Este segmento econômico e social garante a ocupação de 74,4% da mão de obra no meio rural, utilizando menos de um quarto da terra agricultável do país, em 84,4% de todos os estabelecimentos agropecuários”.

No que diz respeito ao desenvolvimento rural, João Luiz explicou que ocorreu uma valorização do rural, por meio do maior reconhecimento da importância da agricultura familiar na produção de alimentos e na geração de emprego e renda no campo e do destaque ganho pela exigência de sustentabilidade nas atividades rurais agrícolas ou não, relativas às dimensões territoriais, identitárias, culturais e ambientais dessas atividades.

Na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Mato Grosso do Sul, foram eleitos 20 delegados e seis suplentes da Sociedade Civil e 10 delegados e três suplentes representantes do Poder Público que representarão e defenderão as 48 propostas priorizadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS