Brasilândia | Da redação/com MS Notícias News | 14/10/2013 02h43

Brasilândia tem a quinta melhor gestão de Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - A segunda edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro e divulgado nesta semana, coloca Brasilândia entre as 39 cidades do Estado (51,3% do total de municípios) com gestão fiscal excelente ou ótima.

Conforme o índice da Firjan, Brasilândia atingiu a pontuação 0.7849, o que garantiu, além da quinta posição no ranking estadual, a 128ª em todo o Brasil, entre mais de cinco mil municípios avaliados. Os quatro primeiros colocados no Estado foram Costa Rica, Figueirão, Três Lagoas e Campo Grande, que obteve a terceira posição entre as capitais brasileiras.

O estudo é composto por cinco indicadores: IFGF Receita Própria, que avalia a capacidade de arrecadação de cada município e sua dependência em relação às transferências de recursos dos governos estadual e federal. Neste item, Brasilândia obteve a pontuação 0.2926, correspondente ao conceito D ou ruim.

Também é previsto na série o IFGF Gasto com Pessoal, que representa o gasto dos municípios com quadro de servidores e rigidez do orçamento para execução de políticas pública. Nesse indicador, Brasilândia obteve pontuação de 0.7780, conceito B, considerado ótimo pelo estudo da Firjan.

Outro indicador analisado é o de Investimentos, que acompanha os investimentos financeiros em relação à receita líquida, ou seja, o poder de compra da administração com recursos próprios. Com pontuação de 1.0000, conceito A, excelente, o que garantiu ao município o primeiro lugar nos rankings nacional e estadual. Já no indicador IFGF Liquidez, que analisa a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para pagá-los no ano seguinte, o município repetiu a pontuação máxima 1.0000, conceito A, excelente, que rendeu novamente o primeiro lugar nos rankings nacional e estadual.

O último indicador analisado pela Firjan no estudo é o IFGF Custo da Dívida, quando é analisado o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortização de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. Neste, Brasilândia ficou no conceito A, excelente, com pontuação de 0.9406. Com isso e a baixa pontuação em comparação às outras cidades rendeu ao município a 10ª posição no Estado e a 565ª posição em todo o Brasil.

IFGF

O Índice IFGF leva em consideração os dados de 2011. O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional. Conforme a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o índice varia entre 0 e 1, quanto maior a pontuação, melhor a gestão fiscal do município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS