Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 17/09/2014 11h14

Delegado pede cedência de prédio para Núcleo de Perícia

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Na última quarta-feira (10), o prefeito Jorge Diogo acompanhou na Câmara de Vereadores, a prestação de contas da reforma da sede da Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia (MS). O evento foi apresentado pelo delegado titular José Renato Miguel, na qual mostrou para os convidados a situação que se encontrava antigamente a infraestrutura da sede e o andamento da reforma.

Durante em sua fala, o delegado propôs ao prefeito a reinstalação do Núcleo de Perícia Criminal e Papiloscopia em Brasilândia. Na ocasião José Renato pediu a cedência de um prédio localizado no bairro Jardim Imperial para o funcionamento da unidade.

“É uma grande idéia, pode até ser em outro local, mas ali temos cinco salas, uma estrutura invejável, que podemos transformar um pátio de delegacia. O que eu quero é dar a esta cidade que eu aprendi a amar algo que já tivemos algum dia, porém perdemos”, disse o delegado.

O delegado também agradeceu aos vereadores Jorge Madeira, Antônio José da Silva, ao ex-promotor de Brasilândia, Dr. Bolívar, e ao ex-juiz Dr. Rogério e ao secretário de administração, Waldemar Firmino de Campos que em meados de 2009, que colaboraram para o pedido de construção de uma nova unidade da polícia civil. Na época, a Prefeitura cedeu um terreno em frente ao Velório Municipal, entretanto, o município foi apenas contemplado agora com a reforma da delegacia.

O secretário de administração, Waldemar Firmino de Campos agradeceu pela deferência por parte do Dr. Delegado, e ressaltou que na época por indicação do prefeito participou de reuniões com o objetivo de mobilizar e sensibilizar as autoridades do Governo, para construção de uma nova Delegacia, e que foi apenas um portador dos propósitos junto ao Executivo, que comungava dos ideais propostos.

Firmino fez um breve relato a respeito do prédio comentado, informando que aquela obra foi construída com recursos do Estado por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e que a priori deveria ser construído no antigo Porto João André, a qual serviria de um Posto Policial naquela localidade.

Apesar dos recursos estarem disponíveis, criou-se um impasse, porque o município não tinha na época, documentos que era detentor de domínio da área que receberia a construção e ainda com a possibilidade de em curto prazo formar-se o lago da Usina Porto Primavera, resolveu-se em transferir a obra para a sede do município, porém na época tudo foi feito sem observar os procedimentos legais, e aí criou-se um verdadeiro imbróglio jurídico, demandado algum tempo para regularizar, motivo pelo qual o mesmo não foi devidamente ocupado pela Policia Militar e em conseqüência houve a lamentável depredação.

Hoje a situação está resolvida, o qual de fato e de direito pertence ao município e dependendo de interesse das partes, após os trâmites legais, poderá sim ser cedido ou doado à Secretaria de Segurança Pública.

Jorge Madeira, presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu o delegado por se lembrar da luta de conseguir uma nova unidade em Brasilândia e ressaltou o trabalho feito por ele e sua equipe. “Sei que o senhor sempre lutou para deixar esta delegacia de pé e funcionando. Sei de suas dificuldades e também do seu brilhantismo de como conduz. No que precisar, pode contar com esta Casa Legislativa que é parceira. Estamos aqui de prontidão”, ressaltou.

O prefeito Jorge Diogo também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo delegado e lembrou que há duas semanas se reuniu com o governador do Estado, onde levou as suas reivindicações para trazer o maior número de efetivo policial civil e militar, entretanto, a única resposta que obteve era apenas da vinda de uma motocicleta e possivelmente um veículo. “Devemos fazer uma união saudável. A prefeitura pode ajudar no que for possível”, disse.

O vereador Antônio José da Silva contou a trajetória da batalha do pedido de uma construção da nova unidade. “Hoje acontece a reforma para melhorar as condições de Brasilândia, mas aqui merecemos uma delegacia nova. Nós podemos unir forças para poder ajudar no que for possível”, enfatizou.

Além disso, o empresário Adilson Costa Pinto e o pecuarista José Guerra reforçaram o coro em apoiar o delegado na iniciativa.

No fim, José Renato agradeceu o apoio por parte das autoridades. “Vocês não sabem a emoção que eu senti. Eu tenho certeza que vocês não vão me deixar só. Me ajudem em estabelecer este núcleo para Brasilândia”, finalizou.

DELEGACIA

A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia foi inaugurada no começo da década de 80. Ao longo dos anos, devido à demanda de atendimentos, a unidade começou a sofrer danos em sua infraestrutura e após muitos anos de reivindicações a sua sede começou neste ano a receber uma ampla reforma.

MC – Hoje, a delegacia conta com um delegado, um escrivão, um papiloscopista, 05 agentes policiais, 10 estagiários do Programa Vale Universidade (do Governo Estadual) e um ex-policial contratado pela Prefeitura de Brasilândia. A Delegacia ainda reivindica a vinda de mais policiais para melhorar os trabalhos de atendimento a população.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS