Brasilândia | Da redação/com Jornal Dia a Dia | 13/08/2013 08h53

Ferrovia que passa por Brasilândia terá investimento de R$ 4,2 bilhões

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - O Prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, participou de audiência pública, em Dourados (MS), para debater o empreendimento. (Foto: Moisés Viana)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou, até o dia 22 de agosto, às 18 horas (horário de Brasília), o prazo para receber contribuições que aprimorem as minutas de edital, de contrato e de estudos preliminares que vão disciplinar as condições da concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados (MS), passando por Brasilândia (MS).

O governo federal pretende lançar o edital para construção da ferrovia no início de 2014. Serão investidos R$ 4,2 bilhões na obra, que terá duração de 48 meses a partir da assinatura do contrato. A ferrovia integra o Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado no ano passado pelo governo federal.

O trecho compreende o percurso entre Estrela D’Oeste (SP), passando por Panorama (SP), próximo ao rio Paraná, seguindo para Dourados (MS). O traçado escolhido para a ferrovia possui extensão de aproximadamente 660 km, e atravessa 21 municípios.

Em São Paulo, a ferrovia passará pelos municípios de Estrela D’oeste, São João das Duas Pontas, São João de Iracema, General Salgado, Auriflama, Guzolândia, Sud Mennucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia, Santa Mercedes e Panorama.

Em Mato Grosso do Sul, a ferrovia entrará pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados.

Entretanto, até o lançamento da licitação, poderá haver alteração do trecho. Em maio, o prefeito Jorge Diogo participou, em Dourados, da audiência pública e sugeriu que o traçado inclua Três Lagoas e Rio Brilhante. O prefeito de Brasilândia disse que a ferrovia trará desenvolvimento para o município e poderá viabilizar a instalação de grande empreendimentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS