Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 22/07/2014 17h55

Produtores rurais poderão participar de Programa Leite Forte

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Pequenos produtores rurais dos assentamentos de Brasilândia (MS) conheceram, na tarde da última sexta-feira (18), o Programa Leite Forte. A apresentação aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Jorge Diogo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agronegócios, Turismo e Meio Ambiente, João Luiz Almeida Rosa, e dos representantes da Agraer do município de Brasilândia, Edson Okamoto e Thiago Sorroche Berto, além de demais autoridades convidadas.

Segundo o coordenador do Programa no Estado, Valdelir Almeida, a ação tem como objetivo dar assistência técnica efetiva aos produtores rurais, em especial os que trabalham com a agricultura familiar. “Fazemos orientações técnicas, de manejo, e visitas técnicas mensais nas propriedades rurais. Tudo isso, com o intuito de melhorar a produção de leite bovino”, explicou.

Além disso, o produtor rural interessado recebe o ‘Caderno do Produtor’, onde realiza anotações técnicas e administrativas referentes á sua produção de leite. “A identificação do rebanho, os custos no final e com este caderno, eles se organizam para saber ao certo os seus dados de produção. Os produtores que não realizam este tipo de cuidado ficam sem saber o que é realmente viável fazer para que tenha qualidade do produto comercializado”, salientou.

Valdeir ressaltou que o programa existe desde 2012, mas só no começo deste ano foi realmente implantado. “Temos mais de 90% dos municípios do Estado participantes, mais de 150 técnicos capacitados e a previsão é de que mais pessoas recebam esta qualificação para orientar os produtores rurais de Mato Grosso do Sul”, disse.

Questionado sobre as melhorias após a implantação do programa, Almeida enfatizou que isso acontece ao longo prazo, entretanto, em alguns municípios já é possível verificar as mudanças ocorridas. “Em alguns municípios, os produtores já começaram a fundar associações e onde já existiam estas entidades, houve novamente a integração entre eles. Este é o nosso objetivo, que eles possam se unir para que tenham uma produção de leite com qualidade”.

O coordenador ressaltou que a inovação do programa é a parceria do Estado com o município e instituições com o Sistema S. “Temos a parceria do Banco do Brasil, Sebrae, Senar e entre outros para que possam levar aos produtores rurais mais informações para que a cadeia do leite cresça em nosso Estado”, finalizou.

O produtor que estiver interessado em receber mais informações sobre o programa, poderá procurar o zootecnista Thiago, que fica na Agraer, localizada na Avenida Manoel Vicente, na saída para Três Lagoas.

O programa Leite Forte é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) em parceria com o Governo Municipal de Brasilândia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS