Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 24/07/2014 17h09

PROERD é implantado no município

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Ensino participarão, a partir do segundo semestre deste ano, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A apresentação do programa teve início, na quarta-feira (16), na Escola Estadual Adilson Alves da Silva; na quinta-feira (17), na Escola Municipal Antônio Henrique Filho e, na sexta-feira (18), na Escola Municipal Paulo Simões Braga, sendo a última citada, tendo a presença do prefeito Jorge Diogo, da presidente do Conselho Municipal de Antidrogas (Comad), a secretária de Assistência Social, Jô Silva, da coordenadora pedagógica Daniele Alpino, que representou a secretária de Educação, Débora Ladeia, e dos policiais militares Henrique Tavares e responsável pelo programa em Brasilândia, Alexandre Bueno. No programa, está prevista distribuição de 200 apostilas para os alunos do 5º ano e, no final, será realizada uma formatura quando todos receberão um diploma e uma camiseta.

PROERD

O PROERD é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares que ministram aulas para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, e que tem por objetivo, por meio de ações preventivas, orientá-las para a resistência ao aliciamento de usuários e traficantes.

A ideia original nasceu nos Estados Unidos, onde o programa é denominado de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi adaptado para a realidade brasileira pelo Conselho de Comandantes Gerais das Policias Militares do Brasil.

São repassadas, aos estudantes, 12 lições com a utilização do Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana, com a utilização de recursos didáticos. O programa foi implantado em Mato Grosso do Sul no ano de 1997 e hoje está em mais de 60 município e já atendeu, desde a sua implantação, mais de 200 mil crianças.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS