Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 04/08/2014 14h31

Reunião encaminha liberação de R$ 170 mil para saúde indígena

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - O secretário municipal de Saúde de Brasilândia (MS), Oziel Soares, participou, na última quinta-feira (31), na aldeia indígena Ofaié, de uma reunião com as lideranças indígenas, representantes do Ministério Público Federal, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para discutir a utilização de recursos remanescentes da ordem de R$ 170 mil para a saúde indígena.

O recurso está em poder do município, há seis anos, e não houve liberação, na administração anterior, por falta de consenso. Durante a reunião, o secretário Oziel manifestou o interesse da administração atual em investir o dinheiro em melhorias para a saúde da comunidade indígena Ofaié.

Uma portaria do Ministério da Saúde impede que os recursos sejam utilizados para investimento, apenas para custeio das ações já existentes. Após amplo debate sobre as alternativas existentes para a liberação da verba, ficou estabelecido que a comunidade indígena fará um levantamento das necessidades na área da saúde, referentes a custeio, e o remanescente poderá ser reivindicado na Justiça.

Já está marcada uma nova reunião para finalizar a pactuação sobre a utilização dos recursos, no dia 29 de agosto, sexta-feira, às 8 horas, na Prefeitura Municipal. Após esta reunião, será elaborado um plano de trabalho para utilização dos recursos em custeio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS