Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 07/03/2014 14h27

Reunião regional discute situação da saúde na Costa Leste

Compartilhe:
Reunião foi importante para a troca de ideias e informações sobre a gestão da saúde nos municípios Reunião foi importante para a troca de ideias e informações sobre a gestão da saúde nos municípios (Foto: Ascom Prefeitura/Divulgação)

Brasilândia (MS) - Um encontro, reunindo representantes da saúde de quatro municípios da Costa Leste, foi realizado no dia 26 de fevereiro, na Câmara Municipal de Brasilândia-MS. O objetivo foi conhecer a situação de cada município e promover a troca de ideias para melhor gerenciamento de recursos e mais humanização no atendimento. Participaram da reunião regional representantes de Brasilândia, Paranaíba, Três Lagoas e Selvíria.

 

Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, que contou com a apresentação da situação da saúde em cada cidade participante.

Brasilândia apresentou um perfil do Hospital Municipal Dr. Júlio César Paulino Maia e também da rede municipal de saúde. Uma das experiências compartilhadas na reunião foi a classificação de risco nos hospitais, na qual os pacientes são atendidos de acordo com o estado de saúde, sendo priorizadas as urgências e emergências.

Segundo os representantes, a Programação Pactuada e Integrada (PPI) está ultrapassada e precisa ser rediscutida e redefinida. Para eles, a Costa Leste vive outra realidade, com a instalação de grandes indústrias, crescimento populacional, abertura de rodovias e PPI em uso, elaborada em 2008, não atende plenamente a nova realidade.

O prefeito Jorge Diogo participou do encontro e considerou importante a troca de informações para melhorar o atendimento ao cidadão. “A experiência vale mais do que dinheiro”, afirmou o prefeito de Brasilândia, município que participou de todas as reuniões do comitê regional de saúde.

Na próxima reunião, que será realizada no dia 25 de março, às 9 horas, em Três Lagoas, os representantes apresentarão dados mais detalhados do perfil nosológico, que é o histórico das doenças que mais afetam a população de determinada localidade. Também discutirão e tentarão propor uma forma de equacionar a PPI e ainda trocarão ideias sobre humanização do atendimento

HOSPITAL DE BRASILÂNDIA - O Hospital Municipal Dr. Júlio César Paulino Maia conta, atualmente, com 60 funcionários, com média de 52 internações, 272 consultas de urgência e 449 consultas que deveriam ser realizadas em unidades básicas de saúde. São atendidos cerca de 470 pacientes por mês e o hospital tem capacidade para 40 leitos.

PPI - A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos entre gestores para garantia do acesso da população aos serviços de saúde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS