Brasilândia | Da redação/com JPTL | 11/06/2013 13h19

Saúde alerta para risco de sífilis em Brasilândia

Compartilhe:
Secretaria Municipal de Saúde lançou campanha sobre prevenção e tratamento da sífilis em Brasilândia Secretaria Municipal de Saúde lançou campanha sobre prevenção e tratamento da sífilis em Brasilândia (Foto: Reprodução)

Brasilândia (MS) - Por conta das mortes de crianças registradas em 2012 e também neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde lançou campanha sobre prevenção e tratamento da sífilis em Brasilândia. A campanha, segundo o secretário Oziel Soares, teve início em abril e ainda não foi encerrada no município. “Tivemos uma morte em 2012 e duas neste ano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe NASF, trabalha esse tema desde o mês de abril com as gestantes na UBS”.

A campanha vem sendo promovida através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e visa sensibilizar a comunidade com a divulgação do assunto, principalmente junto às gestantes, sobre a necessidade da realização do exame (teste do dedinho) para evitar os óbitos por sífilis congênita. “Estamos tendo vários casos de sífilis em gestantes e algumas mães não têm procurado os serviços de saúde para se tratarem de forma correta ou procuram muito tarde os postos, o que impossibilita o tratamento e, infelizmente, perdemos essas vidas”, alerta.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida da mãe para o feto por via transplacentária em qualquer momento da gestação e estágio da doença, quando essas gestantes, durante a gravidez, são diagnosticadas com sífilis e não são tratadas ou recebem o tratamento de forma inadequada. Por meio do exame do dedinho realizado nas gestantes nos primeiros e últimos trimestres de gravidez, é possível diagnosticar a sífilis nas futuras mamães e iniciar o tratamento para evitar prováveis complicações. Quando o resultado do dedinho está alterado para sífilis, essa paciente deverá realizar o tratamento com o antibiótico correto para que a criança possa nascer saudável. Em caso contrário, esse bebê poderá ter sérios problemas devido ao descaso da futura mamãe. A sífilis congênita pode causar má formação do feto; natimorto (feto morre dentro do útero antes de nascer); óbito neonatal (óbito pode ocorrer após o nascimento ou até em 28 dias após o nascimento); aborto; feridas na pele, lesão óssea, atraso mental; doenças respiratórias; paralisia dos membros; doenças cardíacas e sífilis congênita sintomática ou assintomática no nascimento. O tratamento é realizado à base de penicilina e a prevenção é a prática sexual segura e com uso de preservativo, tratamento correto de gestantes e seus parceiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS