Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 24/09/2014 16h21

Saúde promove teste da orelhinha

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - No próximo dia 3 de outubro, sexta-feira, das 7h às 13h (MS), a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o teste da orelhinha para bebês de zero a seis meses de vida. Os testes serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS – Postão).

O exame será feito pela fonoaudióloga Michelle Camargo Rosa. A Triagem Auditiva Neonatal ou, simplesmente, “Teste da Orelhinha” deverá ser realizada por ordem de chegada.

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia informa que o teste tem como finalidade examinar se a criança possui algum problema de audição, de forma que possibilite, de imediato, o início do tratamento. O teste é rápido, indolor e não tem contraindicação. O Conselho Federal de Fonoaudiologia recomenda que a audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem.

A realização do exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê, o qual emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. O exame é obrigatório e gratuito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS