Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 15/09/2014 17h27

Saúde realiza campanha de vacinação contra HPV

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) divulgou no início desta semana, o balanço da campanha de vacina contra a HPV. As imunizações aconteceram nas escolas municipais, e, estadual da zona urbana e rural.

Foram imunizadas 143 meninas da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, 95 da Escola Estadual Adilson Alves da Silva, duas da Escola Municipal Paulo Simões Braga, oito da Escola Estadual do Distrito Debrasa. Ainda falta a imunização chegar nas escolas municipais Raimundo Pedro de Souza e Assentameto Mutum.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as meninas, que faltaram no dia da vacinação, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitem a imunização.


O que é HPV?

O HPV (papilomavírus humano) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Com mais de cem tipos de vírus,  estima-se que 50% da população sexualmente ativa já tenha sido infectada por algum tipo de HPV.  “É uma doença altamente infecciosa, até mais que o HIV. Para estar exposto aos vírus, não precisa necessariamente ter relação sexual com penetração. As pessoas virgens não estão necessariamente protegidas contra o HPV, pois ele pode ser transmitido por contato sexual, que envolve sexo oral e carícias”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa.

Embora o preservativo ofereça proteção efetiva, é possível que a transmissão ocorra mesmo com seu uso, uma vez que o parceiro pode ter verrugas na parte externa dos genitais e na área com pelos, regiões que não são cobertas pela camisinha,  e acabar transmitindo o vírus. Mas esse fato não exclui o uso do preservativo, pois sem ele as pessoas ficam mais expostas ao HPV e a outras DSTs.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS