Vereadores exigem melhor atendimento nas agências bancárias
Representantes das três agências bancárias de Costa Rica-MS (Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil) se reuniram com os vereadores costarriquenses para discutir melhorias nos serviços oferecidos à população pelas instituições financeiras do município. Entre os assuntos discutidos, os parlamentares costarriquenses reclamaram da demora para receber atendimento nos bancos da cidade, além de apontarem problemas enfrentados pelos cidadãos na hora de pagar um boleto em uma agência bancária.
Com duração de aproximadamente duas horas, a reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira (16/04), no gabinete da Presidência da Câmara e foi convocada pelo presidente do Legislativo Municipal, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), atendendo a um requerimento do vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB).
DEMORA PARA RECEBER ATENDIMENTO
Durante a reunião, os vereadores criticaram a demora para a população receber atendimento nas agências bancárias da cidade, em desrespeito à Lei Municipal n° 770/2005, que estabelece o tempo limite de espera para a pessoa ser atendida em um banco de Costa Rica, que é de no máximo 15 minutos nos dias normais e de até 25 minutos nas vésperas ou após os feriados prolongados.
“É até tolerável você aguardar um pouco mais de 25 minutos, meia hora para receber atendimento. A gente entende que é grande o fluxo de clientes em Costa Rica. Agora, nós sabemos que as pessoas muitas vezes têm que esperar uma hora, duas horas e até mais na fila de uma agência bancária do município. Isso é inadmissível e providências precisam ser tomadas. É um desrespeito com a população”, alertou Dr. Maia.
Na reunião com os edis, o Banco Bradesco foi representado pelo gerente da agência de Costa Rica, Rodrigo Araujo Machado. Ele explicou que nos próximos dias o Bradesco vai investir na ampliação da agência local, que se tornará uma das maiores de Mato Grosso do Sul. Além disso, segundo o gerente, o Bradesco também pretende aumentar o número de correspondentes bancários na cidade, onde os moradores podem pagar uma conta sem precisar ir até o banco.
“A gente está colocando mais correspondentes. Agora, falando da parte da reforma, a nossa agência vai ser composta de oito BDN’s (caixas de autoatendimento). No Mato Grosso do Sul, só tem uma agência que tem nove BDN’s, que é a do Centro de Campo Grande (MS). Vai ter cadeira para acomodar 50 pessoas. Será enorme! O Banco está com a projeção de investir um valor muito alto mesmo nessa reforma”, adiantou Rodrigo Araujo.
O gerente da agência do Banco do Brasil em Costa Rica, Flávio Guilherme Alcantu, também participou da reunião com os vereadores. Segundo ele, é importante que o cidadão denuncie ao Banco Central do Brasil (BCB) ou ao Procon municipal qualquer problema relacionado ao atendimento em uma agência bancária.
“Se não tiver a reclamação registrada em alguma central ou órgão, podem existir problemas em muitas cidades, mas pode ter certeza que vai ser resolvido naquela onde houver mais reclamações”, explicou Flávio. As denúncias ao Banco Central podem ser feitas no próprio site do BCB (clique aqui para acessar), ou na central de atendimento telefônico do Banco Central, ligando para o número 145.
O gerente do Banco do Brasil ainda explicou que a estratégia da instituição no município é aumentar o número de estabelecimentos comerciais que funcionam como correspondentes bancários, com o objetivo de absorver a demanda da agência e consequentemente diminuir as filas de espera.
“O nosso objetivo é fazer novos correspondentes. Cerca de 84% cento dos boletos são abaixo de R$ 1 mil e podem ser pagos no mercado, na farmácia, que funcionam como correspondente. A pessoa vai comprar o pão, por exemplo, e já paga a conta dela”, afirmou Flávio.
Segundo o gerente, a agência do Banco do Brasil de Costa Rica também vai melhorar a divulgação dos locais onde estão os cinco estabelecimentos comerciais que já funcionam como correspondentes bancários na cidade.
“Isso é o que nós temos que divulgar. Hoje nós estamos com cinco pontos de atendimento do Banco do Brasil. É mais questão de divulgação para a pessoa saber onde pagar com facilidade um boleto. Chegou material (panfletos) essa semana para nós podermos divulgar onde estão esses correspondentes”, comentou Flávio, ao falar da iniciativa de distribuir material gráfico informativo identificando quem são e onde estão os correspondentes do Banco do Brasil no município.
PROBLEMAS RELACIONADOS AO PAGAMENTO DE BOLETOS
Ao longo da reunião, os vereadores também reclamaram que as agências bancárias do município se recusam a receber boletos acima de R$ 2 mil de não-correntistas. Nesses casos, o cidadão só consegue pagar o boleto acima desse valor se ele abrir uma conta no banco.
O gerente do Banco do Brasil explicou que desde a semana passada a agência no município já passou a receber boletos de até R$ 10 mil em dinheiro, portanto, de não-correntistas.
O representante do Bradesco informou que atualmente a agência não impõe limite de valores para recebimento de boletos em dinheiro, mas ele alertou que a partir do dia 28 de maio, seguindo determinação do Conselho Monetário Nacional (CNM), o teto para esse tipo de operação vai ser fixado em R$ 10 mil por dia.
Já a gerente geral do Sicredi, Tatiana Krever Stadler, que também esteve na reunião, disse que a agência do município só recebe boletos do próprio Sicredi e de correntistas. Questionada pelos vereadores sobre essa situação, Tatiana pediu para que os parlamentares costarriquenses entrem em contato com os diretores da instituição, solicitando mudanças nas normas do banco, de modo que o Sicredi também passe a receber boletos de não-correntistas.
Participaram da reunião com os representantes das agências bancárias os vereadores Ailton Martins de Amorim (MDB), Averaldo Barbosa da Costa (MDB), Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), Juvenal da Farmácia, Dr. Maia, Lucas Lázaro Gerolomo (PSB), Rayner Moraes Santos (PR), Rosângela Marçal Paes (PSB) e Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), além do coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas e a gerente administrativa do Sicredi, Thaianna Koike.
O representante da Casa Lotérica também foi convidado para a reunião, mas não compareceu e nem mesmo justificou a ausência.
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