Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 29/05/2013 13h17

Aberta a 5ª Conferência Municipal das Cidades

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio iniciou-se a 5ª Conferência Municipal das Cidades, de Chapadão do Sul. Contou a solenidade de abertura com a presença do Deputado Estadual e Secretário de Estado da Habitação e Presidente do Conselho Estadual das Cidades, Carlos Marun, do Prefeito Dr. Luiz Felipe, da vice-prefeita, Liza Scheide, do Secretário Municipal de Governo, Professor Wilton Paulino Júnior, do Comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Aldinei, do Presidente da Câmara de Vereadores, Teacher Wagner, seus pares: Tânia Francini; Alírio Bacca; Prainha; Sônia Maran; Abel Lemes e Rosemary da Cruz.

Estavam ainda na abertura, demais secretários municipais, assessores, diretores de escolas professores e dezenas de pessoas que participam da conferência.

O discurso de Carlos Marun na realidade foi quase uma palestra sobre os objetivos da conferência, a importância da participação popular e a eficiência do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul.

Marun disse que recebeu na semana passada, em Brasília, um prêmio pela eficiência do Conselho Estadual das Cidades. MS é o único ente da federação com atuação em 100% de suas cidades. O Governador do Estado, André Puccinelli determinou essa eficiência e acompanha pessoalmente a posse de todos os conselheiros.

O Secretário Marun explanou sobre o objetivo da conferência municipal das cidades, passando pela origem da democracia, para justificar a consulta popular para o planejamento urbano.

Com o tempo e a evolução do regime democrático veio a necessidade da gestão popular e com ele os conselhos em todos os setores da administração, a criação do Ministério das Cidades e as conferências.

Segundo o Prefeito Municipal Dr. Luiz Felipe Magalhães é mais fácil administrar quando a sugestão vem da população. Discutir o que fazer, como fazer, principalmente neste momento de criação do Plano Diretor do Município é muito oportuno.

Garantiu o prefeito que a administração municipal vai olhar com prioridade o que for decidido nesta 5ª Conferência das Cidades, que vai dar sugestões de gestão para os próximos anos.

Fazer a conferência em época de EXPOSUL é uma demonstração de que a população e a administração municipal não está preocupada apenas com festa.

Após a abertura oficial ocorreu a leitura e aprovação do regulamento e a apresentação do Tema: A importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e as Prioridades para Período de 2014 a 2016.

Às 10h30 ocorre a formação dos grupos para discussão dos eixos temáticos e levantamento de propostas;
12h00 – Almoço
13h00 – Plenária: Discussão, apresentação e aprovação das propostas
14h00 – Eleição dos delegados
14h30 – Leitura da Ata da 5ª Conferência Municipal das Cidades
15h00min – Encerramento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS