Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 04/06/2013 13h34

Alunos de Chapadão do Sul foram avaliados pela Provinha Brasil

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A rede municipal de ensino de Chapadão do Sul – MS aplicou a Provinha Brasil aos alunos que estão cursando o 2º ano do Ensino Fundamental, esta avaliação tem como objetivo realizar diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos após um ano de estudo, e assim, observar como informações resultantes a prática pedagógica do professor em sala de aula.

A avaliação é diagnosticada por nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas brasileiras, em duas etapas, uma no início do ano e outra no final do ano letivo, essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, ao longo do ano letivo.

Com base nas informações obtidas por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos. Com esses dados é possível observar a maneira positiva que o programa federal “Pacto pela Alfabetização na Idade Certa” vem desempenhando nos primeiros anos do Ensino fundamental.

A provinha é composta pelos testes de Língua Portuguesa e Matemática e o resultado é interpretado por níveis de desempenho, sendo classificado em 5 níveis tendo no total 20 questões de múltipla escolha.

Nível 1 – até 5 acertos
Nível 2 – de 6 a 8 acertos
Nível 3 – de 9 a 11 acertos
Nível 4 – de 12 a 15 acertos
Nível 5 – de 16 a 20 acertos

Os níveis indicam o ponto do processo de aprendizagem em que os alunos se encontram no momento da aplicação da Provinha Brasil e deve ser usado como referência para o planejamento do ensino aprendizagem. Os alunos que estão no nível 5 apresentam um excelente desempenho na alfabetização, mas devem continuar progredindo para melhorar ainda mais o seu aprendizado.

A Secretaria de Educação está enviando relatório para cada escola analisar os dados de forma sistematizada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS