Chapadão do Sul | da redação/com Assessoria | 26/08/2014 13h12

Autoridades se unem para discutir melhorias na Segurança Pública

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Segurança pública tem sido um dos maiores problemas de Chapadão do Sul. E nesta segunda-feira, 25, autoridades municipais – Executivo, Legislativo e Judiciário – policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, representantes de associações e entidades e a sociedade se reuniram em uma importante reunião na Câmara Municipal para debater o problema e discutir soluções.

O Juiz de Direito da Comarca, Anderson Royer e o promotor de justiça, Marcus Vinícius Tieppo Rodrigues, fizeram explanações para esclarecer sobre como funciona o sistema legislativo e penal no país, com o intuito de justificar o chamado “prende solta”, muito criticado na sociedade.

O comandante da polícia militar, Tenente Silvio de Oliveira expôs a necessidade de engajamento por parte da sociedade e uma das suas sugestões foi investimento no trabalho de prevenção à criminalidade.

O Delegado de Polícia Civil, Danilo Mansour apoiou as sugestões consensuais e reiterou a necessidade de mais efetivo. “Tem que ter gente na rua. Não importa se é militar, civil, privada ou guarda municipal, o que inibe crimes é o policiamento ostensivo nas ruas”.

O Prefeito Dr. Felipe informou quais, das ações sugeridas, já estão sendo estudadas para implantação no município. “Não vamos resolver o problema dos usuários de drogas, o que podemos fazer é tentar minimizar os danos. As drogas deixaram de ser um problema de polícia e se tornaram uma questão de saúde pública”.

Dr. Felipe disse ainda que o Município conseguiu a companhia de polícia militar e que o efetivo já está em treinamento para, em breve, sair do papel. Segundo ele, já está em fase de estudo levantamento das informações sobre como criar a guarda municipal, quais os custos e estrutura serão necessários.

No final da reunião, a presidente da Câmara Municipal, Rosemari da Cruz informou que um documento será elaborado com o registro das solicitações e posteriormente será encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul e à Secretaria de Segurança Pública.

Entre as ações sugeridas estão:
Circuito de câmeras de vigilância nos portais de entradas e centro da cidade;
Criação da Guarda Municipal, que trabalharia como apoio das polícias Civil e Militar;
Contratação de empresas de segurança privada para assegurar o patrimônio público (segurança privada municipal);
Reinstalação da unidade penal de regime semiaberto no município;
Parceria com a AGEPEN ( Cassilândia);
Revisão da lei sobre usuários de drogas;
Aumento do efetivo;
Ação judicial para exigir do Estado que cumpra seu papel;
Trabalho com foco em prevenção aos crimes;
Mais um delegado na Polícia Civil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS