Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 10/09/2013 12h38

Boas Práticas inovam o atendimento à gestante em Chapadão do Sul

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A gestação e a atenção à gestante tem sido cada vez mais o alvo para o desenvolvimento de práticas saudáveis que fortaleçam a gestante e o bebê. Os grupos têm tido em Chapadão do Sul a oportunidade de serem orientados por equipes multidisciplinares em que, a cada encontro, orientam a gestante a respeito dos cuidados necessários para um desenvolvimento adequado do bebê e a saúde da mesma.

Odontólogos, Nutricionistas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiras, Médicos e Agentes de Saúde, entre outros profissionais, têm se desdobrado para dar orientações aos grupos que se formam durante o ano todo nos CRAS.

Na manhã desta segunda-feira (09), em reunião costumeira das Agentes Comunitárias de Saúde no CRAS Parque União, uma novidade para o grupo atendido pelo ESF Sibipiruna surgiu: cartilhas de orientação serão entregues às mães junto com a cesta que já era costumeiramente entregue.

Na Cartilha elaborada pela Coordenação e pelas Agentes de Saúde constam orientações básicas, tais como a maneira de lidar com o choro do bebê, até as mais importantes como o cuidado com o Coto Umbilical após o nascimento.
Essa inovação já tem sido comemorada, pois uma inquietação de muitas gestantes é o que fazer com relação a questões práticas do dia a dia como os cuidados com a roupinha, alimentação da mãe, aleitamento materno, cólicas, troca de fraldas que, para as mães mais experientes são corriqueiras, mas que para uma mãezinha de “primeira viagem”, fazem a maior diferença e é nesse contexto, do cuidado e da proximidade com as equipes de saúde e assistência social que muitas boas práticas precisam ser valorizadas e ressaltadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS