Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 25/09/2018 08h40

Caminhada em prol do Setembro Amarelo acontece nesta quinta-feira (27)

Compartilhe:

Neste mês de setembro, em todo o país, está sendo realizada a Campanha Setembro Amarelo, que visa chamar atenção da população para o tema do suicídio e meios de prevenção. Aqui em nosso município, ações de prevenção em serviços de saúde, fazendas e universidades, tem sido realizada por profissionais da saúde, além da realização de ampla divulgação sobre o tema na mídia.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul realiza na quinta-feira, 27, uma passeata alusiva ao Setembro Amarelo com saída da praça 23 de Outubro às 8:30 (MS). Venha participar conosco desta caminhada na luta contra o suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, o que justifica e respalda a necessidade dessa campanha. É mito a ideia de que falar sobre suicídio aumenta o risco. Muito pelo o contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem. Por isso, ampliar espaços de informações e diálogos sobre o tema, tem o intuito de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio?

Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para conversar. Ouça a pessoa com a mente aberta e sem julgamentos. Fiquei em contato para acompanhar como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo. Incentive-a procurar ajuda profissional.

Se você conhece alguém que está precisando conversar sobre o que está sentindo, oriente a procurar ajuda profissional nas unidades de saúde mais próxima ou ligue para o Centro de Valorização da Vida (141).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS