"/>
Chapadão do Sul | da redação/com Assessoria | 05/10/2014 19h58

"Caminhos do Cuidado" começa no município

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Começou hoje em Chapadão do Sul os encontros do projeto “Caminhos do Cuidado”, uma formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

O projeto tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. É articulado pelo Governo Federal sob responsabilidade do Ministério da Justiça e parcerias com setores do Ministério da Saúde, Rede de Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), assim como a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa formação inova por ser dinâmica, já que oferece estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluir sob qualquer pretexto. Além disto, o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território e, ainda, leva em conta a realidade local. 

A formação compreende uma carga horária de 60 horas e será realizada em cinco sextas-feiras. No município foram formadas duas turmas, totalizando 48 participantes.

Segundo a Secretária de Saúde, Rosimary Barros, este curso vem para ajudar os profissionais a utilizar melhor o seu trabalho na forma de como lidar com a problemática da dependência química e a saúde mental. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS