Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 15/10/2021 10h11

Canil de Chapadão do Sul promove interação de animais com estudantes da APAE

Compartilhe:

Uma experiência pioneira foi realizada na APAE de Chapadão do Sul pelo Executivo municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, por meio do Canil municipal. A ação denominada “Animadog”, proporcionou aos alunos da APAE a interação com os animaizinhos que estão abrigados no canil. Os estudantes, se encantaram com as brincadeiras e também com a apresentação dos animais, este acompanhamento em saúde feito por cães é denominado cinoterapia, ao lado de procedimentos convencionais, podem surtir resultados positivos para os alunos da APAE, como maior socialização e autonomia, além de proporcionar possíveis adoções.

A relação com animais de estimação favorece não só autoestima, felicidade e convívio social. Cada vez mais, eles auxiliam em terapias para tratamento de problemas físicos, cognitivos e sociais

O contato frequente com animais de estimação tem efeitos benéficos não só pela perspectiva afetiva. Os pets proporcionam a quem convive com eles melhoria da autoestima, ajuda contra a depressão, redução da solidão, senso de responsabilidade e maior interação social. E, mais que isso: também são facilitadores em tratamentos de crianças e adultos em patologias diversas, sejam elas físicas, psicológicas, cognitivas e sociais.

De acordo com Adely Cristiny, médica-veterinária, a partir do momento em que nos é ativado o “hormônio do amor” pelo contato com o bichano nós só temos a ganhar. “Ao fornecer companhia, carinho, conforto, entretenimento e, principalmente, amor incondicional, os animais domésticos trazem a seus donos, e a quem se relaciona com eles, diminuição da solidão, melhora da autoestima, ajuda contra a depressão, senso de responsabilidade, aumento da prática de atividades físicas e maior convívio social”, ressalta.

José Teixeira Junior secretário municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente comentou sobre o intuito da ação que foi intitulada Animadog “O objetivo da ação foi poder tirar um pouco os animais de dentro canil municipal e proporcionar lazer a eles, com o foco em gerar interação com os alunos da APAE, que puderam estar mais perto dos animais residentes do canil municipal. A ação visualizou também concretizar possíveis adoções” finaliza.

Maiores informações sobre como adotar animais residentes no canil municipal, e utilizar os serviços disponibilizados pela prefeitura municipal, como castrações e avaliações de animais, podem ser solicitados pelo número (67) 99967-9294.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS