Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 12/05/2013 14h01

Chapadão começa a receber coleta e tratamento de esgoto

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - No primeiro semestre da administração do prefeito Dr. Felipe, Chapadão do Sul experimenta um avanço nunca visto em seus 25 anos de história: começa a receber rede de coleta e tratamento de esgoto. Com o início da implantação do sistema de esgoto, a cidade dá um excepcional salto de qualidade de vida, porque o esgotamento sanitário representa em primeiro lugar saúde para a população. O grande número de fossas sépticas facilita a transmissão de parasitas que geram doenças, sobretudo nas crianças, explica o Dr. Felipe, lembrando que as fossas também representam um risco pelo perigo de contaminar o lençol freático.


A implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto gera transtornos durante um período, mas depois valoriza os imóveis e melhora a própria estética da cidade. A Prefeitura que concede os serviços de água e esgoto para a administração pelas Sanesul entende que essas obras são necessárias e vêm na hora certa. “Precisamos consolidar a estrutura urbana de Chapadão do Sul com a rede de coleta e tratamento de esgoto e a rede de drenagem de águas pluviais”, afirma o prefeito, esclarecendo que está buscando recursos em fontes federais para executar os principais ramais de escoamento subterrâneo das águas da chuva.


A rede de coleta e tratamento de esgoto protege a natureza, evita a poluição de córregos, rios e do lençol freático, protegendo a água, o bem mais precioso para a vida.


As obras da Sanesul em Chapadão do Sul estão em ritmo acelerado. O investimento da Empresa é de R$ 9,6 milhões, e garantirá melhor qualidade de vida à população, que passará a ter coleta e tratamento de esgoto. O serviço abrange a execução de 18,3 quilômetros de rede de coleta de esgoto, implantação de 1.065 ligações domiciliares, 6,8 km de coletor, 4,9 km de recalque, instalação de uma estação elevatória de esgoto bruto, implantação de sistema de tratamento, com desarenador, caixa de areia, leito de secagem, reator anaeróbio de leito fluidizado (Ralf) e laboratório, execução de 1,4 km de emissário final, entre outras intervenções.


A Sanesul vai construir uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que fica distante 13,2 quilômetros da cidade. É um grande avanço de qualidade de vida que mantém Chapadão do Sul na liderança dentre as melhores cidades brasileiras para viver. “Construir uma feliz cidade exige que o prefeito atraia investimentos como esse, necessários mas que poucas pessoas vêem depois de executado”, afirmou o Dr. Felipe. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS