Chapadão do Sul | Da redação/com JPTL | 04/07/2013 13h39

Chapadão do Sul pode proibir uso de narguilé em local público

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Febre entre os jovens, muitos deles com menos de 18 anos, o narguilé pode ter seu uso em espaços públicos proibido em Chapadão do Sul. A proibição faz parte do projeto de lei de autoria do vereador Elton Silva, aprovado por unanimidade nesta semana pela Câmara de Vereadores.

Conforme informações do Legislativo daquele município, o texto prevê a proibição do instrumento em todos os locais públicos de Chapadão do Sul, como praças de lazer, parques, jardins e espaços esportivos, além de locais públicos com grande concentração de pessoas. 

Durante a defesa do projeto, o vereador Elton Silva explicou que uma simples tragada no narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros. Além disso, ele apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos quais foram apontados que uma rodada de narguilé tem 100 vezes mais alcatrão, quatro vezes mais nicotina e onze vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum. “Além destes malefícios, este Nobre Edil tomou conhecimento que in loco, muitos jovens sul-chapadenses têm misturado no referido cachimbo alguma espécie de entorpecente”, completou.

Pelo projeto de lei, em caso de descumprimento da lei, a pessoa teria todo o equipamento e componentes do narguilé, tais como base, copo, fornilho e abafador, apreendidos. A destruição do equipamento ficaria por conta do município.

Também seria de responsabilidade do Poder Executivo a regulamentação, caso sancionada, em 60 dias, contatos a partir da sua publicação, da forma de fiscalização e cumprimento da lei. O projeto de lei agora segue para análise do chefe do executivo, o prefeito. 

NARGUILÉ         

De origem indiana, o narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. É composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão.

A Pesquisa Especial Sobre Tabagismo, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontou que, em 2008, pelo menos 300 mil brasileiros faziam uso continuo do cachimbo oriental.

O resultado foi divulgado no Dia Mundial de Combate ao Câncer do ano passado e alertou que, entre esses consumidores, a maioria era adolescente e jovem. O uso do narguilé “pegou” enre os jovens, segundo apontou a pesquisa, até mesmo pelo tipo de cachimbo, fumado por grupo de pessoas em ambiente de socialização. 

“Além disso, o narguilé engana, dando a sensação de que as impurezas do tabaco são filtradas pela água, o que é um equívoco”, comentou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, na época.

Enquanto o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos, o volume de tragadas do narguilé pode chegar a mil ml em uma sessão de uma hora, equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS