Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 24/09/2013 11h49

Chapadão do Sul realizou campanha de vacinação em cachorros e gatos

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - No sábado, dia 21 de setembro, a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul, através do Departamento de Vigilância Sanitária realizou um dia de vacinação contra raiva em cães e gatos.

Foram mais de 10 pontos estratégicos de vacinação espalhados pela cidade, para facilitar o acesso de todos à campanha.

Segundo o Médico Veterinário Dr. Fernando Torres, responsável pelo Canil Municipal a campanha superou as expectativas, com número maior de vacinação em relação ao ano passado.

Quem não vacinou o seu animal neste sábado de campanha pode dirigir-se com o seu cão ou gato para ministrar a vacina, até o dia 30 de outubro. O Canil Municipal fica ao lado da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos e aterro sanitário, nos altos do Bairro Planalto.

Na cidade foram vacinados 3.357 cães e 309 gatos. No ano passado o total entre gatos e cachorros foram 3.432.

Na zona rural foram vacinados 723 cães e 95 gatos neste ano, até o momento. A equipe da Vigilância Sanitária volta à zona rural para continuar a vacinação, no decorrer desta semana, para concluir o trabalho até 30 de novembro.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral que afeta, unicamente, animais mamíferos. Ela envolve o sistema nervoso central, levando a óbito em pouco tempo, caso o paciente não tome as providências necessárias logo após a exposição.

O responsável por esta zoonose é um RNA vírus pertencente à família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, presente na saliva do animal doente. Este, ao morder ou lamber mucosas ou regiões feridas, pode transmitir a raiva a outro indivíduo – inclusive humano.

No caso da raiva humana, os cães são o principal reservatório da doença. Entretanto, raposas, morcegos, lobos, antílopes, gambás, furões, dentre outros são, também, responsáveis. A única forma de transmissão conhecida, de um Homo Sapiens para outro, ocorre via transplante de córnea.

Após o contato com seu novo hospedeiro, o vírus se multiplica e penetra no sistema nervoso, afetando cérebro, medula e cerebelo. O período de incubação varia de um mês a dois anos após a exposição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS