Chapadão do Sul | Da Redação/Com O Correio News | 29/02/2012 10h44

Chapadão do Sul recebe Kit do Prolocal

Compartilhe:

Quase 60% de aumento em formalização empresarial e 4.685 atendimentos realizados a potenciais empresários, empreendedores individuais e micro e pequenas empresas nas 21 cidades participantes do Prolocal – Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS. Estes são alguns dos resultados apresentados pelo diretor superintendente do Sebrae/MS, Claúdio Mendonça, em solenidade realizada na segunda-feira, 27 de fevereiro, no Yotedy, em Campo Grande.

Na ocasião, Mendonça destacou os itens que foram entregues aos prefeitos após nove meses de projeto. “Encerramos esta primeira etapa do projeto com a entrega dos mapas de oportunidades, o relatório de conhecimento qualificado dos municípios, o mapeamento da burocracia existente em cada município para a abertura de uma empresa e o Plano de Ação Municipal, que indica as ações a serem realizadas pelo Sebrae nos próximos dois anos de projeto”, explica.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, o Prolocal é uma grande ferramenta que o Sebrae tem levado as cidades. “Essa ferramenta mostra aos governantes onde ele deve focar os esforços e aponta as oportunidades. Muitos não têm condição de fazer essa triagem, que os ajuda a encontrar uma forma de alavancar os municípios”.

“O relatório do Prolocal traz um diagnóstico do comércio, serviço e demais atividades produtivas para que o prefeito possa tomar a decisão de direcionar os investimentos e verificar os gargalos”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Eduardo Riedel. “A proposta do projeto é que a prefeitura lidere o processo, que se sustenta pela orquestração de todos os atores do município: organizações civis, comerciantes, prestadores de serviços, com intuito de pode agir em torno das suas potencialidades”.

O Kit Prolocal

Conhecimento qualificado: Coleta e organização de dados secundários que caracterizem o território considerando mais que dados quantitativos e demográficos, como: aspectos da história, meio ambiente, organização social, dinâmica sócio-econômica, ambiente político-institucional, estrutura agrária, infra-estrutura, ambiente produtivo, instrumentos de apoio aos pequenos negócios, cultura e lazer.

Desburocratização – Mapeamento da burocracia existente em cada município para a abertura de uma empresa, tempo de abertura, locais que o empresário terá de percorrer, taxas a serem pagas. O documento inclui ainda sugestões para a melhoria do processo.

Mapa de Oportunidades – Instrumento destinado ao empresário que deseja investir em um dos municípios do Prolocal. Apresenta uma série de oportunidades possíveis de serem estimuladas no município, além da vocação econômica do município e dos eixos de desenvolvimento identificados para o município.

Plano de Ação Municipal: Com base nos documentos produzidos elaborou-se o Plano de Ação Municipal, que indica as ações a serem realizadas nos municípios nos próximos 2 anos de projeto;

Cidades participantes

Fazem parte do Prolocal as cidades de Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolândia e Sonora. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS