Chapadão do Sul | Da Redação/Com O Correio News | 21/11/2013 12h02

Chapadão recebe palestra sobre Violência contra mulher

Compartilhe:

A assistência Social, por meio do CRAS Parque União, realizou na tarde de terça-feira, a partir das 13h30min, uma palestra sobre a Violência contra a mulher, como forma de conscientização da segurança e os direitos que a mulher possui.

Durante a palestra, que foi ministrada pela assistente social Renata Machado Gimenes, destacou-se a preocupação com a violência praticada contra mulheres em todo país, e como esse problema pode ser prevenido pelas famílias em Chapadão do Sul. Segundo a palestrante, uma questão muito importante é saber com quem se relacionar, pensando sempre primeiro nos filhos, para que não sofram posteriormente.

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.

A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.

Violência ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física é também psicológica e moral. Agressões verbais reduzem a auto - estima e fazem as mulheres se sentirem desprezíveis. Causam danos à saúde: geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

A violência contra as mulheres é uma questão social e de saúde pública, pois:

- Revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero;- Desrespeita a cidadania e os direitos humanos;- Destrói sonhos e viola a dignidade.

Tem se mostrado como expressão mais clara da desigualdade social, racial e de poder entre homens e mulheres, tornando visível a opressão social, em que se materializa nas marcas físicas e psicológicas ao segmento que perfaz mais da metade da população brasileira.

Dia 25 de novembro será um dia importante para manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade e o estado contra a violência à mulher.

Essa luta é nossa e de todos que se comprometem pela defesa Direitos Humanos.

O CRAS realizou o encontro comemorando o encerramento dos encontros das famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família, com sorteio de brindes e também oferecido um lanche de confraternização entre os participantes do Cras Parque União.

Muitos trabalhos são desenvolvidos pelo Cras no decorrer do ano, sempre visando trazer benfeitorias às famílias de Chapadão do Sul. Para o prefeito municipal " é imprescindível buscarmos a segurança das nossas famílias sul chapadenses, e sempre desenvolver campanhas, projetos que visem o bem estar da sociedade."

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS