Chapadão do Sul | Da redação/com Perfil News | 03/03/2014 16h00

Construção da ETE de Chapadão do Sul está em fase de conclusão

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Uma das obras mais esperadas pela população de Chapadão do Sul, que é a implantação do sistema de esgotamento sanitário, está na reta final. São investimentos que ficam enterrados, mas que significam muito para a qualidade de vida dos chapadenses e para a preservação do meio ambiente.

O município, que não possuía estação de tratamento de esgoto (ETE) e rede coletora, tem vivido uma nova fase, que é a de preparação para enfim ser atendido com saneamento básico. Segundo o fiscal da obra, o engenheiro Gilberto Veloso, está bem próximo esse momento: “A ETE e a estação elevatória de esgoto bruto final estão praticamente 90% concluídas, já estão realizando a urbanização da área e as montagens finais. Também está em fase de finalização a implantação de mais de 30 mil metros de rede coletora, as ligações domiciliares e o emissário final. Em relação ao que foi concluído, foram os 4.911 metros de linha de recalque e a implantação de 6.849 metros de coletor de esgoto bruto”, explicou o fiscal.

A Sanesul investe mais de R$ 11 milhões de recursos próprios na coleta e tratamento de esgoto de Chapadão do Sul, que compreende a construção da ETE, execução de 30.371 metros de rede coletora, 2.230 ligações intradomiciliares, implantação de 6.849 metros de coletor de esgoto bruto, 4.911 metros de linha de recalque e 1.390 metros de emissário final.

O engenheiro Gilberto Veloso faz questão de ressaltar que o projeto feito pela empresa de saneamento atende ao crescimento populacional da cidade nos próximos 30 anos, acompanhando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto de Magalhães, a Sanesul tem sido uma parceira do município. “Investir em coleta e tratamento de esgoto significa um grande salto para o desenvolvimento da cidade, pois, além de proteger o meio ambiente, melhora a qualidade de vida do nosso povo e atrai grandes investimentos”, enfatizou o prefeito.

De acordo com relato do supervisor da unidade, Bruno Batista Borges, os comerciantes e moradores do município estão satisfeitos com a chegada do esgoto. Muitos até destacam que o progresso chegou ao município, que antes tinha 0% de cobertura e passará a ter 35%. “Realmente a Sanesul deu um passo enorme na área de saneamento na cidade, fazendo com que toda a equipe de funcionários de Chapadão do Sul tenha orgulho de fazer parte dessa história”, enfatizou o supervisor.

Moradora da cidade há mais de 20 anos, a diretora da Escola Municipal Érico Veríssimo, Laís Gonçalves da Silva, comemorou a chegada do esgotamento sanitário, por proporcionar mais saúde para as pessoas. “Eu imaginava que Chapadão fosse receber uma obra como essa, mas não nessa dimensão. Só de pensar que agora não vou precisar mais me preocupar em fazer manutenção da fossa é um motivo de felicidade. A Sanesul está de parabéns pelo trabalho realizado em tempo recorde”.

Proprietário de um restaurante na avenida Goiás, por onde as obras de implantação da rede coletora foram realizadas, o empresário Adelipio Garcia Dutra revela que essa é uma das melhores coisas que já aconteceu em Chapadão do Sul. “O esgoto era aguardado por todos ansiosamente, pois, além de representar mais saúde, também significa higiene”.

As obras, que seriam concluídas em setembro de 2014, serão finalizadas em tempo recorde: abril desse ano. Conforme o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, a implantação do esgoto gera um transtorno temporário, mas é importante a população entender que o benefício é para a vida toda.

“Temos que lembrar que, depois de finalizada a obra, os moradores não precisam mais se preocupar com fossas e poderão ter a certeza que todo o esgoto coletado será tratado na ETE e depois devolvido à natureza, preservando assim o meio ambiente. Isso é um ponto importante para uma cidade desenvolvida como Chapadão do Sul crescer de forma sustentável”, ressaltou o presidente da Sanesul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS