Chapadão do Sul | Com ASSECOM | 03/03/2017 16h29

CRAS iniciam os primeiros grupos de gestantes de 2017

Compartilhe:

Uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e a de Saúde, os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Cerrado e Parque União, realizaram na tarde desta quinta-feira (02), a abertura dos primeiros Grupos de Gestantes de 2017.

Assistente social do CRAS Vania Jucelia Grudka, a Secretária de Assistência Social, Maria das Dorez Zogal Krug e a Psicóloga Gabriela Machado, a Coordenadora CRAS, Valéria Lopes dos Santos. Elas deram a abertura e desejou que as futuras mamães aproveitem o curso para tirar todas as dúvidas e que as equipes dos CRAS estarão prontas a ajudar no que for possível.

A Secretária de assistência social Maria das Dores Zocal Krug deu as boas-vindas às gestantes e comentou a importância da maternidade na vida da mulher.

As reuniões com as gestantes participantes do grupo acontecerão de forma periódica, onde serão abordados vários temas de interesses das gestantes

As enfermeiras Bruna Prachum e Natália Posterli coordenadoras do ESF Central e ESF Esperança ministraram uma palestra sobre o Pré-Natal, após a palestra, as gestantes participaram da oficina de trabalhos artesanais orientadas pelas agentes de saúde.

As reuniões com as gestantes participantes do grupo acontecerão de forma periódica, onde serão abordados vários temas de interesses das gestantes, por diferentes profissionais, entre eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

Este projeto destina-se ao acompanhamento contínuo das gestantes, investindo em informações que possam favorecer a troca de experiências, aprendizagens e vivências no grupo de gestantes através de oficinas, palestras, debates e exposições desenvolvidas, propiciando a inclusão social.

Trata-se de uma ação preventiva que visa orientar as gestantes participantes sobre a importância do pré-natal e os cuidados com o recém-nascido. Também, são abordadas questões como: Aspectos psicológicos da gravidez, Primeiros socorros em casos de engasgamento, afogamento e queimadura de bebês, Planejamento familiar, Atividades físicas na gestação, Atendimento prioritário e auxílio maternidade, etc.

Além de participarem das palestras de orientação a futuras mamães têm a oportunidade de ter um momento de integração, em que, se reúnem para produzir o próprio enxoval usando técnicas de artes manuais como o crochê. Esse momento é fundamental para estreitar os laços afetivos entre mãe e bebê e, evitar os casos de rejeição da gravidez.

Prestigiaram o primeiro encontro de 2017, enfermeiras da Secretaria de Saúde, a Coordenadora do CRAS, Valéria Lopes dos Santos e demais servidoras do Centro de Referência da Assistência Social.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS