Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 02/08/2013 13h39

ESF realiza Teste do Pezinho e previne doenças nos primeiros dias de vida do bebê

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde orienta todos os pais que realizem o teste do pezinho com todos os bebês recém-nascidos. O teste é essencial para que se possam diagnosticar diversas doenças já nos primeiros dias de vida.

Em Chapadão do Sul o teste que é gratuito, é realizado em parceria com o IPED-APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE). Em todos os ESF há pontos de coleta de material para a realização do exame, após a coleta do material, o mesmo é encaminhado ao IPED em Campo Grande e em torno 30 dias os resultados chegam ao ESF e são analisados por um pediatra.

O Prefeito Dr. Felipe que é médico pediatra defende a importância dos pais realizarem o teste logo nos primeiros dias de vida do bebê, “Do terceiro ao sétimo dia é o ideal, se acaso for diagnosticado alguma alteração que prejudique o bebe, o tratamento se torna muito mais simples nos primeiros dias, mas caso os pais não possam realizar nos primeiros dias, o teste ainda pode ser feito durante todo o primeiro mês de vida da criança, o importante é que não se deixe de realizar o teste” – Afirma o prefeito.

O teste realizado no município apresenta resultados para exames de Hipotireoidismo Congênito, Toxoplasmose Congênita, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e Outras Hemoglobinopatias, Deficiência da Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Deficiência da Biotinidase: é um distúrbio hereditário, autossômico recessivo, devido à deficiência parcial ou total da enzima liberada dos alimentos e das proteínas orgânicas, a biotina ou vitamina H. As crianças com esta deficiência podem ter convulsões, fraqueza muscular, erupções na pele, queda de cabelo, perda auditiva, retardo mental, e até mesmo morte prematura.

Hiperplasia Adrenal Congênita: ocorre devido a um defeito genético que leva a um bloqueio metabólico envolvendo a síntese do cortisol e dos mineralocorticoides. As glândulas adrenais (que recebem este nome porque se localizam acima de cada um dos rins) produzem diversos hormônios essenciais para o organismo. A deficiência mais comum é a da enzima 21-hidroxilase, responsável por mais de 90% dos casos conhecidos. Quando isso acontece, o cortisol, hormônio que se torna deficiente e os hormônios masculinos aumentam seus níveis. Em meninas, isso pode levar ao aparecimento de caracteres sexuais masculinos e, em ambos os sexos, pode levar ou não a uma perda acentuada de sal e ao óbito. Os tratamentos devem ser feitos por toda a vida.

No município a coleta do material é feita gratuitamente ESF e não dependem de consulta médica nem prévio agendamento, basta se dirigir a unidade mais próxima com o bebê, e os documentos pessoais. O processo é rápido e não causa dor à criança.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS