"/>
Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 08/07/2013 12h23

Força Tarefa busca fim do uso de entorpecentes e da criminalidade

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Na manhã desta sexta-feira, 5 de julho ocorreu uma reunião, no prédio do Ministério Público, em Chapadão do Sul, onde foi anunciado o lançamento da “Força Tarefa” contra a criminalidade.

Estão as autoridades preocupadas e ouvindo o clamor da sociedade quanto à grave situação de alto índice de criminalidade na cidade.

Participaram da reunião, o Promotor de Justiça, Dr. Marcus Vinícius Tieppo Rodrigues, o Delegado de Polícia de Costa Rica, que está respondendo por Chapadão do Sul, Dr. Cléverson Alves dos Santos, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Chapadão do Sul, Primeiro Tenente Sílvio Oliveira, o Comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Aldinei, o Prefeito Municipal, Dr. Luiz Felipe, O presidente da Câmara de Vereadores, Teacher Wagner, os Vereadores: Professora Tânia Francini, Elton Silva, Prainha e Sônia Maran. Estavam ainda na reunião, membros do Conselho Municipal de Segurança, a imprensa, policiais militares e assessores do Prefeito.

Da reunião, com duração de mais de uma hora, ficou lançada a campanha “Força Tarefa”, contra a violência em caráter permanente no Município.

O Dr. Cleverson disse que o governo do estado e o governo federal não possuem políticas públicas contra as drogas e tão pouco a matéria e abordada nos cursos de formações de policiais e delegados. Sendo assim, medidas locais e em conjunto devem e estão sendo tomadas localmente para o enfrentamento ao problema.

Lembraram as autoridades policiais que mais de 90% das ocorrências são decorrentes do tráfico e uso de drogas lícitas e ilícitas. O Comandante Sílvio apresentou estatísticas que mostram esta triste realidade e o seu crescimento nos últimos anos. Preocupa o fato de que o aumento do efetivo não acompanha a evolução da criminalidade.

Outra preocupação, esta abordada pelo Promotor Dr. Marcus Vinícius, é a mudança da legislação, que descriminalizou o uso de drogas ilícitas. Esta facilidade ao usuário provocou o aumento considerável do consumo de drogas e com ele, o aumento do tráfico e consequentemente da violência.

Segundo o Delegado Dr. Cleverson, o sucesso alcançado em Costa Rica, no combate ao uso e tráfico de drogas será implantado em Chapadão do Sul e está recebendo total apoio da sociedade organizada e das autoridades para que se obtenha o mesmo sucesso. O Programa Costa Rica sem Drogas proporcionou drástica diminuição da violência naquela cidade. 

O Prefeito Dr. Felipe concordou e disse que já percebeu que o clamor pela diminuição da violência vem da própria sociedade e procurou o comandante geral da Polícia Militar para solicitar mais investimentos no Município. Segundo o Prefeito Dr. Felipe, conseguiu um sinal positivo do Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto David dos Santos, de que deverá ajudar Chapadão do Sul.

Em breve o Município receberá duas viaturas pequenas, computadores, coletes, entre outros equipamentos para melhorar o policiamento.

Chapadão do Sul é uma cidade que investe no Conselho Municipal de Segurança, e que nos últimos meses vem respondendo com resultados acima da média dos anos anteriores. O Prefeito Dr. Luiz Felipe elogiou o desempenho do Conselho. Segundo o vice-presidente, o Advogado Dr. Jonathas, a atribuição do conselho vai além do órgão gestor de manutenção das polícias. A fase agora é a elaboração e execução de projetos de prevenção e combate à violência.

Todas as autoridades e dirigentes presentes na reunião concordaram em colaborar, cada um em sua função, para que a força tarefa tenha êxito, desde a utilização da atual legislação, a aprovação de leis necessárias, o debate com a sociedade, a busca do aumento do efetivo, aparelhamento da polícia, política de educação nas escolas, entre outras ações.

O Presidente do Legislativo Municipal, Wagner Inácio disse que a Câmara é solidária à iniciativa e atenderá, dentro da legalidade, tudo o que for possível para que o programa tenha o resultado esperado.

Não está descartada a possibilidade de se implantar em Chapadão do Sul, a conhecida Lei Seca e ou a Lei do Toque de Recolher.

No final da reunião a Polícia Militar entregou um abaixo assinado, liderado por uma professora, onde solicita que seja criado o Toque de Recolher no Município, visando a diminuição da criminalidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS