Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 18/04/2013 12h59

Governo Federal libera R$ 15 milhões para socorrer cidades de MS afetadas por chuvas

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) -  Secretaria Nacional de Defesa Civil vai liberar R$ 15 milhões para socorrer 12 cidades sul-mato-grossenses que sofreram estragos causados pelas fortes chuvas e enchentes no início do mês de abril. Parte do recurso deve começar a ser liberado nos próximos três dias. O compromisso foi selado na tarde desta quarta-feira (17), em Brasília.

Representantes da bancada federal estiram reunidos com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Humberto de Azevedo Viana Filho. Prefeitos e vices de Porto Murtinho, Anastácio, Bela Vista, Deodápolis, Naviraí e Caracol estiveram presentes, relatando a situação em que se encontram as cidades.

No início de abril, tempestades e enchente causaram grandes estragos nas regiões norte e sudoeste, afetando as cidades de Bela Vista, Nioaque, Chapadão do Sul, Porto Murtinho, Anastácio, Aquidauana, Caracol, Cassilândia, Miranda, Bonito, Naviraí e Coxim.

Segundo o Presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito Douglas Figueiredo (PSDB), inicialmente a União vai liberar uma parte do dinheiro para atender situações de urgência como ribeirinhos e demais desabrigados. Ainda nessa fase serão distribuídos kits saúde e kits alimentação.

A segunda etapa, segundo ele, será a reconstrução dos prejuízos, com, por exemplo, a recuperação de pontes de estradas. “Nesta fase, o trabalho da bancada federal será primordial no sentido de apressar a liberação dos recursos para evitar efeito cascata, ou seja aparecimento de novos problemas por conta dos anteriores”, frisou Douglas.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS