Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 14/05/2013 13h19

Mais 35 mulheres garantem renda com curso de Patchwork

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Com o objetivo de ampliar a formação profissional e melhorar a qualidade de vida da população sul-chapadense, o CRAS Esperança iniciou na tarde desta segunda feira (13) mais uma oficina para mulheres. Desta vez as alunas aprenderão como desenvolver a técnica patchwork.

O Curso é ministrado pela artesã Marisa Odete da Cruz, e se estenderá até o dia 26 de junho, totalizando 56 horas de aula. Logo na primeira aula o salão de atividades do CRAS ficou totalmente lotado, em torno de 35 mulheres se fizeram presentes. Os encontros acontecerão todas as segundas e quartas-feiras das 13h às 17h.

Todos os cursos e oficinas oferecidos pelo CRAS visam o fortalecimento de vínculos e organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sendo a ele articulados.

No serviço social, entende-se que o trabalho em grupos ou coletivos, ampliam as trocas culturais e de vivencias, aumentando o sentimento de pertença e de identidade, alcançando assim o objetivo que é fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Segundo Aline Gasparetto, responsável pelo CRAS, a primeira aula foi um sucesso, e acredita que as mulheres que participam deste grupo terão emprego e renda garantidos no futuro, uma vez que o profissional que trabalha na área de patchwork é um dos mais procurados hoje no ramo do artesanato.

Esta técnica baseia-se na construção de objetos e peças artesanais através de retalhos coloridos com formas e tamanhos diferentes, unindo-os por meio de costura ou cola, o resultado que é surpreendente nunca pode ser previsto pelo artista, uma vez que cada peça ajuda a formar um pedaço do produto final.

Profissionais do mundo todo utilizam da técnica hoje que é uma das mais procuradas no mundo todo, no que diz respeito a artesanato e artes manuais. Atualmente feiras de decoração, móveis, roupas e até calçados exibem as peças produzidas a partir do patchwork.

A Prefeitura Municipal investe na qualificação profissional da população e oferece opções que aliem geração de renda com o dia a dia das mulheres sul chapadenses, que cuidam de casa, dos filhos, mas que querem e precisam ter renda.

Atualmente o CRAS Esperança oferece um número significativo de oficinas em diversas áreas, desta forma, pode-se encontrar em Chapadão do Sul qualificação profissional gratuita para os que necessitam adentrar no mercado de trabalho.

O CRAS Esperança fica localizado na Rua Dez, nº 1021 – Centro. Telefone 3562-3920.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS