Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 16/06/2013 11h17

Museu Itinerante Rabobank está em Chapadão do Sul

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - O projeto cultural Museu Itinerante Rabobank realiza, de 13 de junho a 3 de julho, na Rodoviária Nova de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, a exposição “Arte/Água”, que apresenta o fascínio da humanidade pelo elemento água e as interpretações dos artistas, ao longo da história, que revelam a relação do homem com a natureza. A mostra reúne 40 reproduções de obras selecionadas pela curadora Vera Barros e assinadas por artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti. O projeto Museu Itinerante, que existe desde 2008, já passou por 29 cidades e foi visto por mais de 250 mil pessoas.

Segundo a curadora, “os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas”. Vera ressalta que o Museu Itinerante deverá se tornar um espaço privilegiado, capaz de proporcionar ao público experiências interessantes. “Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”.

Além da exposição, o Museu Itinerante conta com um programa de arte-educação que oferece workshop gratuito para professores da rede pública de ensino, ministrado por Vera Barros, e distribui o Livro de Estudo, que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações. O programa também proporciona ao público e a grupos escolares visitas guiadas por mediadores especialmente treinados. As escolas devem agendar as visitas junto à Secretaria de Educação.

Outra característica do projeto é a valorização da produção artística das cidades em que o museu se instala. Um artista local é convidado a participar da exposição como forma de valorização da cultura local. Em Chapadão do Sul, a artista é a Isete Navarini.

“Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização e uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa realizadora do projeto. “Encontrar empresas como o Rabobank, que valorizam a arte e a cultura e apoiam a ampliação do acesso aos projetos e bens culturais é um privilégio, uma atitude que deve ser reconhecida e aplaudida“, afirma.

“Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvermos ações para ajudar nossos clientes a manter os seus negócios sustentáveis, ampliamos também as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, disse José Giachini, diretor responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank Brasil. “Com o Museu Itinerante Rabobank, acreditamos que podemos trazer, por meio da arte, maior consciência sobre o meio ambiente para as pessoas que vivem nessas localidades”, completa.

O Museu Itinerante Rabobank Arte/Água é viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Além disso, em Chapadão do Sul, o projeto é realizado com apoio institucional da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Municipal de Administração. A exposição seguirá para Balsas e Patos de Minas.

Sobre o Rabobank

Com sede em Utrecht, na Holanda, o Rabobank possui cerca de 10 milhões de clientes, aproximadamente 60 mil funcionários e está presente em mais de 45 países. No Brasil, a instituição está presente há mais de 20 anos e conta com 14 agências no interior do país, em oito estados brasileiros, atendendo a produtores rurais e grandes empresas agroindustriais, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS