Chapadão do Sul | Da redação/com Jovem Sul News | 07/04/2014 09h08

"Onça Pintada" realiza exames preventivos ao câncer de mama

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Na última quinta-feira, 03 de abril, o ônibus do Grupo Onça Pintada, que realiza exames preventivos ao câncer de mama, atendeu 207 mulheres, realizou 40 exames de ultrassonografia mamária e 14 encaminhamentos para mamografias.

O grupo, fundado há 13 anos, se divide entre membros voluntários, como a Coordenadora Mariazinha; a Assistente Social, Ana Dalva; os motoristas Nelson e Aloísio, além de membros contratados, como a Dra Rúbia, médica ginecologista, que realiza os atendimentos e exames, uma psicóloga e um médico mastologista, que atende as pacientes que são encaminhadas para realizar a mamografia na sede do projeto, em Campo Grande.

As mulheres assistiram à palestra educativa sobre o autoexame das mamas e receberam panfletos informativos. Não há limite de idade para receber o atendimento e através do projeto,   já foi possível diagnosticar casos de câncer de mama em mulheres jovens de 17 e 18 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

O Deputado Federal Paulo Correia, agradeceu os parceiros que possibilitaram a vinda do projeto para Chapadão do Sul. “Essa foi uma solicitação do PR, na figura dos vereadores Sônia Maran e do Elton Silva e a Presidente da Câmara de Vereadores, Rosemari da Cruz , com o apoio do prefeito, dr. Felipe e da secretária de saúde, Rosimary Barros que cederam o espaço e os agentes comunitários de saúde para que a gente possa realizar o trabalho”, relatou.

O Grupo Onça Pintada visita anualmente todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e, desde sua criação, já atendeu mais de 50 mil mulheres, realizou mais de 8 mil exames de ultrassonografia e mamografia e 2 mil encaminhamentos para cirurgias, tudo gratuitamente. O trabalho rendeu ao grupo, o título de melhor projeto de prevenção contra o câncer e o terceiro do Brasil.

Dr Felipe agradeceu a iniciativa que complementa uma série de ações voltadas à melhoria da saúde em Chapadão do Sul. “No próximo dia 07 vamos inaugurar um ESF (Estratégica Saúde da Família), vamos entregar as ambulâncias novas e o veículo para o transporte dos pacientes que fazem hemodiálise. No sábado, vamos iniciar a campanha de prevenção do câncer de colo do útero e esse projeto do Deputado Paulo Correa é realmente um projeto vencedor”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS