Chapadão do Sul | Da redação/com Jovem Sul News | 26/02/2014 16h55

Prefeirura Municipal segue com as obras do aterro sanitário

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A Prefeitura Municipal está desenvolvendo um projeto para readequar as obras do aterro sanitário do município. Portanto, a administração municipal vem trabalhando para que estas obras sejam realizadas com êxito. Na tarde de terça-feira (25) a Secretária de Infraestrutura e Projetos, Ana Carolina Vendramel Lessi, juntamente com a Presidente da Câmara Municipal Rosemari Cruz, estiveram visitando o local onde está sendo construído o aterro sanitário para analisar as condições atuais e o que será necessário para completar a obra.

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.

Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.

Pensando no bem estar de todos, a Prefeitura Municipal realizará no dia 11 de Março de 2014 uma audiência pública onde será debatido o tema: Aterro Sanitário para apresentação do edital de concessão do aterro sanitário para uma PPP – Parceria Pública Privada, conforme inscrito na lei municipal n.939, de 05 de Setembro de 2013. A audiência será realizada na Câmara de Vereadores a partir das 13h30min, e toda população está convidada a participar.

O aterro sanitário de Chapadão do Sul está situado nos fundos da Fazenda Passo Fundo, numa área de 10 hectares. A Prefeitura Municipal tem prazo até o mês de Agosto para colocar em funcionamento o aterro do município e para isso as obras requerem intenso trabalho, por isso é imprescindível à participação de todos na audiência pública, quando serão esclarecidas todas as dúvidas em relação à obra e também como será realizado o trabalho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS