Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 18/04/2013 12h54

Prefeito recebe investidores americanos

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - O prefeito Luiz Felipe Magalhães recebeu ontem, quarta-feira (17), os investidores americanos do grupo BioUrja Trading e POET, que pretendem instalar em Chapadão do Sul uma Biorrefinaria para produzir Etanol de Milho, DDG (alimento animal de alto indíce proteico) e Co2 – um projeto pioneiro no país.

Após visita ao campo conhecendo fazendas da região, os empresários foram recepcionados com um Jantar na Casa do Produtor do Sindicato Rural. No evento estavam presentes secretários municipais, autoridades, agricultores e pecuaristas. O objetivo foi promover a integração entre o poder público municipal, investidores e produtores.

Durante o evento foram apresentadas aos empresários informações detalhadas sobre o município de Chapadão do Sul: infraestrutura, localização estratégica, logística e dados sobre plantio. Depois foi a vez dos representantes do grupo BioUrja Trading e POET falarem sobre suas empresas e apresentar o projeto da futura Usina.

A POET é uma das maiores produtoras de Etanol do mundo, líder em biorrefinagem, com capacidade de produção superior a 1,6 bilhão de litros de etanol e 9 milhões de toneladas de DDG por ano. Nos EUA o grupo tem 27 Usinas e segundo seu Presidente e fundador, Jeff Broin, “a melhor tecnologia em etanol que existe”. Já a BioUrja Trading, empresa de logística e comercialização de combustíveis movimenta anualmente cerca de 4 bilhões de dólares em negócios. A visão das duas empresas é um grupo internacional para produção e distribuição do Etanol de Milho. A primeira unidade fora dos EUA será a de Chapadão do Sul – caso o negócio se concretize.

Os agricultores, pecuaristas e as autoridades presentes mostraram-se animados com o projeto, já que a Usina de Milho funciona 350 dias por ano e utiliza nesse período cerca de 340 mil toneladas de milho mais a matéria-prima para a biomassa, o combustível das caldeiras. Além disso, a Biorrefinaria irá gerar cerca de 150 empregos diretos e 600 indiretos.

Para o prefeito Luiz Felipe, essa é mais uma oportunidade real de desenvolvimento de Chapadão do Sul. “Estamos buscando alternativas para crescimento e geração de emprego e renda em nossa cidade, e essa, sem dúvidas, é uma excelente opção que agrega valor ao que já temos de melhor, que é o Agronegócio”, afirmou.

Os investidores americanos disseram ter gostado do que viram até agora. “Fiquei muito impressionado com a tecnologia agrícola da região”, revelou Jeff Broin. O Presidente Fundador da BioUrja Trading, Richard Gomez, disse que a recepção calorosa da cidade também chamou a atenção. “Me sinto em casa, é um povo amigável”, disse.

Nesta quinta-feira os investidores continuam a visita na região, acompanhados do Prefeito e Secretários municipais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS