Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 23/05/2014 10h55

Prefeitura investe em escolas rurais

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Os alunos e os profissionais da educação que atuam nas escolas rurais de Chapadão do Sul estão vivendo novos tempos. A Prefeitura Municipal tem investido em melhorias nas escolas do campo, oferecendo maior conforto e melhorando as condições de trabalho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas estão passando por reformas e melhorias, e novos projetos foram implantados para diminuir o tempo de permanência dos alunos dentro dos ônibus, além de proporcionar economia dos gastos com o transporte escolar.

Na Escola Municipal da Pedra Branca a Administração Municipal fez a pintura do prédio, a construção de um novo espaço para despensa, abertura de uma nova sala de aula, melhorias no refeitório com a instalação de estrutura em metal e vidro evitando o vento, a poeira e a chuva. Na escola foi implantado esse ano projeto, em parceria com o Estado e a Escola Estadual Jorge Amado, para oferecer aulas no ensino médio, evitando que os alunos da região tenha que permanecer um longo período dentro dos ônibus para vir até a cidade. Este ano, a escola Pedra Branca conta com 98 alunos, desde a pré-escola até o ensino médio. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira, em período integral, e a Prefeitura oferece café da manhã, almoço e lanche para as crianças. Outra novidade são as aulas de inglês para todas as turmas.

A Escola Brajusco foi reativada pela Prefeitura no ano passado, quando foram feitas algumas melhorias com o apoio de produtores rurais da região. Este ano, para deixar a escola ainda mais confortável, a Prefeitura está investindo na construção de uma nova varanda, instalação de novo forro, ampliação da cozinha, reforma dos banheiros e a pintura de todo o prédio. A escola conta em 2014 com 20 alunos do pré ao 5º ano. As aulas são ministradas 3 dias na semana – segunda, terça e quarta-feira.
 

A Escola Municipal Aroeira é a mais distante da cidade e também passou por melhorias. A Administração Municipal fez nova pintura do prédio, reparos no refeitório, e está instalando uma grade de proteção no pátio. Também será feita uma nova jardinagem, uma horta e um novo campinho de futebol. Aproximadamente 130 alunos estudam na escola, desde a pré-escola até o ensino médio que é uma parceria com a Escola Estadual Jorge Amado.

A quarta escola da zona rural, a Escola Ribeirão Polo, localizada na IACO, tem 42 alunos da pré-escola ao 5º ano, e o projeto para 2015 é oferecer aulas no ensino médio. Para isso, a Prefeitura está viabilizando parceria com a empresa IACO para ampliação do número de salas de aulas e outros investimentos.

A professora Catarina Peters, da Escola Brajusco, afirma que os investimentos realizados pela Administração Municipal melhoraram muito o trabalho nas escolas, além de oferecer condições ainda melhores para as crianças. Para ela, citando o exemplo da sua escola, a construção de uma varanda vai ampliar o espaço para o desenvolvimento de atividades com os alunos.

O diretor das escolas rurais, Guerino Perius ressalta que investir em educação é fundamental, e que as melhorias realizadas nas escolas do campo estão trazendo benefícios tanto para os alunos como para os professores, coordenadores, merendeiras e demais servidores. Ele enalteceu ainda o projeto que abriu novas salas para o oferecimento do ensino médio, evitando o desgaste dos alunos em longas viagens até a cidade, além de proporcionar economia no transporte escolar.



VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS