Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 25/09/2013 10h40

Projeto que altera denominação de ruas segue sem alteração na Câmara

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - O Projeto de Lei nº 25/2013, de autoria do Poder Executivo, que altera denominação de ruas e avenidas da cidade seguirá seu trâmite na Câmara Municipal sem alteração. Essa foi a decisão dos participantes da audiência pública promovida pelo Poder Legislativo, nesta terça-feira, para abordar o projeto, que tem provocado uma ampla discussão nas vias afetadas.

Buscando o reordenamento cadastral do município e para melhorar a identificação dos imóveis da cidade, a Prefeitura encaminhou o Projeto de Lei para análise do Poder Legislativo.Um dos objetivos é evitar que toda numeração das Avenidas Brasil e Goiás seja alterada, o que implicaria em ônus para moradores e comerciantes, que estariam obrigados a alterar seus respectivos contratos sociais. A forma proposta tem a finalidade de afetar menor parcela possível de contribuintes.

Entre as principais mudanças previstas no projeto estão:

- A Avenida Goiás, no Bairro Flamboyant, a partir da esquina com a Avenida Rio Grande do Sul, no sentido leste, que acessa ao Polo Empresarial, passa a ser denominada AVENIDA GOIÁS LESTE;

- A Avenida Brasil, a partir de sua esquina com a Avenida Rio Grande do Sul, no sentido oeste, que acessa à BR 060, passa a ser denominada RUA BRASIL;

- A Avenida Brasil, a partir de sua esquina com a Avenida Rio Grande do Sul, no sentido leste, que acessa ao Polo Empresarial, passa a ser denominada RUA BRASIL LESTE;

- A Travessa Curitiba, no Bairro Sibipiruna, passa a ser denominada RUA FOZ DO IGUAÇU;

- A Rua P 1, no Bairro Planalto, passa a ser denominada de AVENIDA P13;

- A Rua P13, no Bairro Planalto, passa a ser denominada AVENIDA P13.
Durante a audiência, que contou com a presença de todos os vereadores, moradores e comerciantes das vias afetadas, da vice-prefeita Liza Scheide, do Secretário de Finanças e Planejamento, Altair Bevilacqua, do diretor do Departamento de Cadastro da Prefeitura, Nelson Hames e representantes dos Correios, foi feita a leitura do projeto de lei e aberto espaço para as discussões.

Presidente da Comissão de urbanismo e Infraestrutura, o vereador Abel Lemes presidiu a audiência e lamentou a ausência de muitas pessoas que criticaram a mudança mas não compareceram à audiência para dar a sua contribuição. Ele voltou a reafirmar, que os vereadores realizaram a audiência não porque acham bonito mudar os nomes, mas em função da necessidade de regularização da numeração.

O vereador Wagner Inácio, presidente da Câmara, reforçou novamente que todas as ações do Poder Legislativo Municipal serão feitas de forma transparente, “pois através do diálogo se faz política… precisamos fazer uma política diferente, de maneira transparente, ouvindo os moradores e buscando o melhor para a nossa população”.

O Secretário de Finanças e Planejamento, Altair Bevilacqua, explicou que a Administração Municipal buscou a maneira que cause menor transtorno aos comerciantes. Segundo ele, é necessário ter um endereço bem definido, uma vez que comerciantes e moradores tem dificuldades para receber correspondências. “Temos um problema e precisamos da solução”.

O produtor rural, Rudimar Borgelt, presidente do Sindicato Rural, que passará a ficar na Rua Brasil Leste, disse que a atitude dos vereadores em promover a audiência é louvável. Para ele é fundamental escutar o povo, ouvir a opinião, pensando no melhor para a cidade. Alguns comerciantes presentes na audiência falaram sobre o alto custo e o transtorno para alterar a razão social, contudo apoiaram a mudança.

Várias alternativas foram levantadas pelos participantes da audiência. Uma delas seria promover um amplo estudo para corrigir a numeração das vias em toda cidade. Outra ideia defendida é que a partir de agora todas as ruas e Avenidas a partir da Avenida Rio Grande do Sul, no Parque União, e da Rua Um, no centro, tenham a identificação “Leste” no sentido ao Polo Empresarial. Exemplos citados, já pensando na expansão da cidade, seria: Avenida Dois Leste, Avenida Quatro Leste, Avenida Oito Leste, Rua Dez Leste e assim por diante. Essas discussões ficaram para o futuro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS