Chapadão do Sul | Da redação/com Chapadense News | 24/02/2015 08h40

Saúde combate focos da dengue no centro de Chapadão do Sul

Compartilhe:

Os bairros Esperança e Sibipiruna  lideram os casos de dengue em Chapadão do Sul, confirmaram hoje fontes da Secretaria Municipal de Saúde. Apesar disso não há informações atualizadas sobre dados precisos e nem a localização dos focos para que a população possa se mobilizar em torno deles.  O inseticida Deltametrina foi aplicado em vários pontos da área central da cidade, onde o mosquito foi detectado, segundo mapeamento feito pelas agentes de saúde durante as visistas periódicas nas residências.

Em 2013 o Malathion diluído em óleo vegetal na proporção de 50% do produto e 50% de óleo de soja foi colocado no mercado para substituir o Deltametrina que já não apresenta a mesma eficácia na eliminação do vetor responsável pela transmissão da dengue em vários muncípios.

A substituição seguiu uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde, de acordo com Nota Técnica número 013/2009 CGPNCD/GES/SVS/MS, item oito e nove que, acompanhando recomendações e orientações do fabricante e do Ministério da Saúde porque o inseticida usado anteriormente já apresentava casos de resistência.

Desde 1999, o Ministério da Saúde vem monitorando a susceptibilidade de populações de Aedes Aegiptyi a inseticidas utilizados no Programa de controle da Dengue (PNCD) e recomendando estratégias de manejo quando a resistência é detectada. 

Após o início do uso do Malathion, o índice de transmissão dos casos de dengue teve uma redução  O principal método de combate ao mosquito continua sendo a eliminação de possíveis criadouros que podem acumular água e possibilitar a postura dos ovos pela fêmea

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS